Atividades de Geografia semana de 15 a 26 de junho/2020
Professora Joseane Borges
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Atividades de geografia 8º ano semana de 01 a 12 de junho.
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Atividades de 27 de abril a 01 de maio/2020
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ATIVIDADE DE
GEOGRAFIA - 8° ANO - PROF°. JOSIANE BORGES
Atividade para
semana do dia 20 a 24 de abril/2020
Caro
aluno (a), o texto abaixo é continuação do conteúdo
disponibilizado na semana anterior. Ele DEVE ser copiado no caderno e
a atividade deve ser realizada igualmente no caderno. Lembrando que
os conteúdos serão retomados em aula com explicação e as
atividades conferidas e corrigidas como atividades em aula (valendo
pontuação), no retorno das aulas presenciais.
DISTRIBUIÇÃO
DESIGUAL DA POPULAÇÃO
Ao longo do
tempo, o aperfeiçoamento de diferentes técnicas e os avanços
tecnológicos tornaram possível a adaptação dos seres humanos aos
mais diversificados tipos de ambiente. Porém, fatores naturais
continuam a influenciar a distribuição da população pela
superfície terrestre.
Áreas
favoráveis – áreas com possibilidade de recursos hídricos e
possibilidade para a prática da agricultura (planícies às margens
de rios), são mais povoadas. Assim como, regiões litorâneas,
úmidas e com climas tropical, subtropical ou temperado.
Áreas não
favoráveis – regiões com clima frio, desértico ou polar, de
relevo acidentado ou que apresenta altitudes elevadas e densa
vegetação tendem a ser menos povoadas. Motivos: disponibilidade
limitada de recursos hídricos, temperaturas médias muito baixas ou
muito elevadas, dificuldade de acesso, maior distância entre as
áreas mais habitadas, etc.
MIGRAÇÃO
P OPULACIONAL
Todos os
anos, milhares de pessoas migram de um país para outro pelas mais
diversas razões, como busca de trabalho, questões que envolvem
conflitos e guerras, entre outros. Em 2017, de acordo com a ONU,
cerca de 258 milhões de pessoas em todo o mundo viviam foram do país
em que nasceram por diferentes motivos.
Chamamos de
emigrantes as pessoas que deixam o lugar de origem para ir
viver em outro país ou região. Denominamos de imigrantes
aqueles que entram num país ou região.
Podemos
classificar as migrações de formas diferente:
- Migrações voluntárias – deslocamento espontâneos por iniciativa do próprio migrante.
- Migrações forçadas – motivadas por guerras, desastres naturais e outros fatores.
- Migrações temporárias – quando a pessoa reside durante algum tempo, como meses ou anos, no lugar para o qual se deslocou e posteriormente retorna ao seu lugar de origem.
- Migrações permanentes – quando o indivíduo se estabelece definitivamente no lugar para o qual se deslocou.
OBS: Quando o
motivo de deslocamento é comprovadamente a ocorrência de guerras,
conflitos étnicos e perseguições política e religiosa, o migrante
é considerado um refugiado.
FLUXOS
MIGRATÓRIOS MUNDIAIS
ÁREAS DE
ATRAÇÃO – EUA, ALEMANHA, AUTRÁLIA, CANADÁ, FRANÇA,
JAPÃO, REINO UNIDO,
BRASIL, ÁFRICA
DO SUL, CHILE, MÉXICO, ETC.
|
BENEFÍCIOS
PARA OS PAÍSES DE ATRAÇÃO – os trabalhadores imigrantes
oferecem mão de
obra não
especializada para atividades de baixa remuneração.
|
ÁREAS DE
REPULSÃO OU EXPULSÃO – ORIENTE MÉDIO, CONTINENTE
AFRICANO, EL SALVADOR, GUATEMALA, HONDURAS, HAITI, VENEZUELA,
ÁREAS AFETADAS POR FENÔMENOS NATURAIS, ETC.
|
MOTIVOS DE
DESLOCAMENTO: dificuldades econômicas, guerras e conflitos
étnicos ou religiosos, problemas ambientais, fenômenos naturais,
problemas socioeconômicos, etc.
|
ATIVIDADE
EM AULA VALENDO VISTO II
Imagine
que você e sua família precisam migrar para outro país. Pense em
quais dificuldades vocês encontrariam ao ingressar num país
totalmente diferente do Brasil. Após essa reflexão, faça uma lista
em seu caderno sobre as principais dificuldades que encontrariam
neste novo país de residência.
Dúvidas, enviar
para o e-mail abaixo:
josyanegeo@gmail.com
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ATIVIDADE DE GEOGRAFIA - 8° ANO -
PROF°. JOSIANE BORGES
Atividade para semana do dia 13 a
17 de abril/2020
Caro aluno (a), o texto abaixo é
referente ao primeiro conteúdo do 1° trimestre.
Portanto, DEVE ser copiado, com capricho e cuidado, no caderno. Será
retomado em aula (presencial) com explicação.
POPULAÇÃO MUNDIAL E SEU CRESCIMENTO
A população mundial é estimada atualmente
em cerca de 7,6 bilhões de habitantes, um número expressivo,
resultante do rápido crescimento populacional verificado no século
XX.
Durante a maior parte da história, a
população mundial cresceu em ritmo lento (taxas de natalidade e de
mortalidade elevadas). Porém, a partir do século XX, a população
mundial passou a crescer num ritmo acelerado, ultrapassando a marca
dos 7 bilhões de habitantes já no início do século XXI.
Para compreender o motivo desse grande
crescimento populacional, é preciso conhecer as mudanças que
ocorreram ao longo do tempo. Veja abaixo:
- Entre o século I e o século XVIII: o crescimento populacional apresentou ritmo lento em função das altas taxas de mortalidade. As principais causas eram as doenças, epidemias, fome e guerras, que faziam a expectativa de vida da população ser inferior a 40 anos.
- De 1800 a 1960: o ritmo das descobertas e dos avanços tecnológicos aumentou gradualmente. As melhorias no saneamento básico e nos serviços de saúde públicos, a invenção de anestesia e o desenvolvimento de antibióticos e vacinas, entre outros fatores favorecidos com o uso da tecnologia, reduziram as taxas de mortalidade e elevaram a expectativa de vida, favorecendo o crescimento populacional.
- Desde 1960: melhoras sanitárias e nos serviços de saúde em países poucos desenvolvidos, avanços no diagnóstico e tratamento de doenças e empregos de tecnologias modernas na produção dos alimentos, entre outros fatores, contribuíram para reduzir as taxas de mortalidade infantil e possibilitaram o rápido processo de urbanização da população mundial. Com as taxas de natalidades elevadas nas maioria dos países, o crescimento populacional atingia a marca de 4 bilhões, sendo ultrapassada a partir da década de 1970.
Distribuição populacional: A
distribuição da população pelo planeta ocorre de maneira
desigual. Isso acontece por conta das inúmeras migrações
(acontecimentos históricos) e por eventos naturais (clima, relevo,
fenômenos, etc).
Veja abaixo a tabela que retrata o número médio
de pessoas por continentes.
CONTINENTE
|
NÚMERO DE HABITANTES
|
|
1°
|
Ásia
|
4,5 bilhões
|
2°
|
África
|
1,2 bilhão
|
3°
|
América
|
1 bilhão
|
4°
|
Europa
|
742 milhões
|
5°
|
Oceania
|
41 milhões
|
CONCEITOS:
Taxa de natalidade – proporção
de pessoas que nascem, em cada grupo de mil pessoas num determinado
período.
Taxa de mortalidade –
proporção de pessoas que morrem, em cada grupo de mil pessoas num
determinado período.
Crescimento natural ou vegetativo
– diferença entre a taxa de natalidade e
mortalidade.
Densidade demográfica – é
a relação entre a população e a superfície do território.
Populoso – apresenta
uma população numerosa.
Povoado – refere-se
aos habitantes por quilômetro quadrado.
Dúvidas, enviar para o e-mail abaixo:
josyanegeo@gmail.com
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VAMOS RECORDAR: REVISÃO DE CONTEÚDO
Caro aluno (a),as
questões abaixo DEVERÃO ser transcritas para o caderno e DEVIDAMENTE
respondidas, valendo como atividade em aula. Lembrando que as atividades em
aula serão, posteriormente, conferidas e pontuadas conforme o combinado.
Com base no que foi estudado
em geografia ano passado e tendo como material de apoio seu caderno de 2019 ou
livro de geografia, copie e responda as perguntas em seu caderno de aula
(geografia).
Questão 1 –O Brasil é
considerado um país continental, com uma área territorial aproximada de
_________________km², ocupando cerca de 50% da área total da América do
_____________________.
Questão 2 – Referente ao tamanho
territorial do nosso país e sua colocação no ranking dos maiores países do
mundo, o Brasil ocupa a ____________________ colocação.
Questão 3 – Quais são os
pontos extremos do território brasileiro? Esses pontos ficam localizados em
quais estados?
Questão 4 –O Brasil faz
limite fronteiriços com quais países da América do Sul?
Questão 5 – Quantos estados
possui a federação brasileira? Liste o nome desses estados abaixo.
Questão 6 – Quais são as 5
regiões brasileiras? Aponte o nome de um estado de cada região.
Questão 7 – Qual estado
brasileiro possui a maior concentração de habitantes, considerado o mais
populoso do país?
Questão 8 – Aponte o nome
dos três complexos regionais, conhecidos como regiões geoeconômicas.
Questão 9–Quais estados
fazem parte da região norte do Brasil?
Questão 10 – Quais são os
únicos países que NÃO fazem fronteira com nosso país?
OBSERVAÇÃO: A correção das
questões irá acontecer no retorno das aulas presenciais.
Atividade
para semana do dia 06 a 10 de abril/2020
Dúvidas, enviar para o
e-mail abaixo:
josyanegeo@gmail.com