Pular para o conteúdo principal

8° Ano Geografia

Atividades de Geografia semana de 15 a 26 de junho/2020
Professora Joseane Borges
CLIQUE AQUI:

_________________________

Atividades de geografia 8º ano semana de 01 a 12 de junho.
Clique aqui:

____________________________________
Atividades de 27 de abril a  01 de maio/2020
                          
Clique aqui: Atividades de Geografia Prof. Joseane Borges


______________________________________


ATIVIDADE DE GEOGRAFIA - 8° ANO - PROF°. JOSIANE BORGES
Atividade para semana do dia 20 a 24 de abril/2020


     VAMOS ESTUDAR!

Caro aluno (a), o texto abaixo é continuação do conteúdo disponibilizado na semana anterior. Ele DEVE ser copiado no caderno e a atividade deve ser realizada igualmente no caderno. Lembrando que os conteúdos serão retomados em aula com explicação e as atividades conferidas e corrigidas como atividades em aula (valendo pontuação), no retorno das aulas presenciais.

DISTRIBUIÇÃO DESIGUAL DA POPULAÇÃO
Ao longo do tempo, o aperfeiçoamento de diferentes técnicas e os avanços tecnológicos tornaram possível a adaptação dos seres humanos aos mais diversificados tipos de ambiente. Porém, fatores naturais continuam a influenciar a distribuição da população pela superfície terrestre.
Áreas favoráveis – áreas com possibilidade de recursos hídricos e possibilidade para a prática da agricultura (planícies às margens de rios), são mais povoadas. Assim como, regiões litorâneas, úmidas e com climas tropical, subtropical ou temperado.
Áreas não favoráveis – regiões com clima frio, desértico ou polar, de relevo acidentado ou que apresenta altitudes elevadas e densa vegetação tendem a ser menos povoadas. Motivos: disponibilidade limitada de recursos hídricos, temperaturas médias muito baixas ou muito elevadas, dificuldade de acesso, maior distância entre as áreas mais habitadas, etc.
MIGRAÇÃO P OPULACIONAL
Todos os anos, milhares de pessoas migram de um país para outro pelas mais diversas razões, como busca de trabalho, questões que envolvem conflitos e guerras, entre outros. Em 2017, de acordo com a ONU, cerca de 258 milhões de pessoas em todo o mundo viviam foram do país em que nasceram por diferentes motivos.
Chamamos de emigrantes as pessoas que deixam o lugar de origem para ir viver em outro país ou região. Denominamos de imigrantes aqueles que entram num país ou região.
Podemos classificar as migrações de formas diferente:
  • Migrações voluntárias – deslocamento espontâneos por iniciativa do próprio migrante.
  • Migrações forçadas – motivadas por guerras, desastres naturais e outros fatores.
  • Migrações temporárias – quando a pessoa reside durante algum tempo, como meses ou anos, no lugar para o qual se deslocou e posteriormente retorna ao seu lugar de origem.
  • Migrações permanentes – quando o indivíduo se estabelece definitivamente no lugar para o qual se deslocou.

OBS: Quando o motivo de deslocamento é comprovadamente a ocorrência de guerras, conflitos étnicos e perseguições política e religiosa, o migrante é considerado um refugiado.
FLUXOS MIGRATÓRIOS MUNDIAIS
ÁREAS DE ATRAÇÃO – EUA, ALEMANHA, AUTRÁLIA, CANADÁ, FRANÇA, JAPÃO, REINO UNIDO,
BRASIL, ÁFRICA DO SUL, CHILE, MÉXICO, ETC.
BENEFÍCIOS PARA OS PAÍSES DE ATRAÇÃO – os trabalhadores imigrantes oferecem mão de
obra não especializada para atividades de baixa remuneração.


ÁREAS DE REPULSÃO OU EXPULSÃO – ORIENTE MÉDIO, CONTINENTE AFRICANO, EL SALVADOR, GUATEMALA, HONDURAS, HAITI, VENEZUELA, ÁREAS AFETADAS POR FENÔMENOS NATURAIS, ETC.
MOTIVOS DE DESLOCAMENTO: dificuldades econômicas, guerras e conflitos étnicos ou religiosos, problemas ambientais, fenômenos naturais, problemas socioeconômicos, etc.


ATIVIDADE EM AULA VALENDO VISTO II
Imagine que você e sua família precisam migrar para outro país. Pense em quais dificuldades vocês encontrariam ao ingressar num país totalmente diferente do Brasil. Após essa reflexão, faça uma lista em seu caderno sobre as principais dificuldades que encontrariam neste novo país de residência.


Dúvidas, enviar para o e-mail abaixo:
josyanegeo@gmail.com





______________________________________

ATIVIDADE DE GEOGRAFIA - 8° ANO - PROF°. JOSIANE BORGES
Atividade para semana do dia 13 a 17 de abril/2020
VAMOS ESTUDAR!


Caro aluno (a), o texto abaixo é referente ao primeiro conteúdo do 1° trimestre. Portanto, DEVE ser copiado, com capricho e cuidado, no caderno. Será retomado em aula (presencial) com explicação.


POPULAÇÃO MUNDIAL E SEU CRESCIMENTO
A população mundial é estimada atualmente em cerca de 7,6 bilhões de habitantes, um número expressivo, resultante do rápido crescimento populacional verificado no século XX.
Durante a maior parte da história, a população mundial cresceu em ritmo lento (taxas de natalidade e de mortalidade elevadas). Porém, a partir do século XX, a população mundial passou a crescer num ritmo acelerado, ultrapassando a marca dos 7 bilhões de habitantes já no início do século XXI.
Para compreender o motivo desse grande crescimento populacional, é preciso conhecer as mudanças que ocorreram ao longo do tempo. Veja abaixo:
  1. Entre o século I e o século XVIII: o crescimento populacional apresentou ritmo lento em função das altas taxas de mortalidade. As principais causas eram as doenças, epidemias, fome e guerras, que faziam a expectativa de vida da população ser inferior a 40 anos.
  2. De 1800 a 1960: o ritmo das descobertas e dos avanços tecnológicos aumentou gradualmente. As melhorias no saneamento básico e nos serviços de saúde públicos, a invenção de anestesia e o desenvolvimento de antibióticos e vacinas, entre outros fatores favorecidos com o uso da tecnologia, reduziram as taxas de mortalidade e elevaram a expectativa de vida, favorecendo o crescimento populacional.
  3. Desde 1960: melhoras sanitárias e nos serviços de saúde em países poucos desenvolvidos, avanços no diagnóstico e tratamento de doenças e empregos de tecnologias modernas na produção dos alimentos, entre outros fatores, contribuíram para reduzir as taxas de mortalidade infantil e possibilitaram o rápido processo de urbanização da população mundial. Com as taxas de natalidades elevadas nas maioria dos países, o crescimento populacional atingia a marca de 4 bilhões, sendo ultrapassada a partir da década de 1970.
Distribuição populacional: A distribuição da população pelo planeta ocorre de maneira desigual. Isso acontece por conta das inúmeras migrações (acontecimentos históricos) e por eventos naturais (clima, relevo, fenômenos, etc).
Veja abaixo a tabela que retrata o número médio de pessoas por continentes.

CONTINENTE
NÚMERO DE HABITANTES
Ásia
4,5 bilhões
África
1,2 bilhão
América
1 bilhão
Europa
742 milhões
Oceania
41 milhões




CONCEITOS:
Taxa de natalidade – proporção de pessoas que nascem, em cada grupo de mil pessoas num determinado período.
Taxa de mortalidade – proporção de pessoas que morrem, em cada grupo de mil pessoas num determinado período.
Crescimento natural ou vegetativo – diferença entre a taxa de natalidade e mortalidade.
Densidade demográfica – é a relação entre a população e a superfície do território.
Populoso – apresenta uma população numerosa.
Povoado – refere-se aos habitantes por quilômetro quadrado.


Dúvidas, enviar para o e-mail abaixo:


josyanegeo@gmail.com



_______________________________________________________________________________


ATIVIDADE DE GEOGRAFIA    -    8° ANO  -     PROF°. JOSIANE BORGES

                                   VAMOS RECORDAR: REVISÃO DE CONTEÚDO         
                 
 Caro aluno (a),as questões abaixo DEVERÃO ser transcritas para o caderno e DEVIDAMENTE respondidas, valendo como atividade em aula. Lembrando que as atividades em aula serão, posteriormente, conferidas e pontuadas conforme o combinado.
Com base no que foi estudado em geografia ano passado e tendo como material de apoio seu caderno de 2019 ou livro de geografia, copie e responda as perguntas em seu caderno de aula (geografia).

Questão 1 –O Brasil é considerado um país continental, com uma área territorial aproximada de _________________km², ocupando cerca de 50% da área total da América do _____________________.
Questão 2 – Referente ao tamanho territorial do nosso país e sua colocação no ranking dos maiores países do mundo, o Brasil ocupa a ____________________ colocação.
Questão 3 – Quais são os pontos extremos do território brasileiro? Esses pontos ficam localizados em quais estados?
Questão 4 –O Brasil faz limite fronteiriços com quais países da América do Sul?
Questão 5 – Quantos estados possui a federação brasileira? Liste o nome desses estados abaixo.
Questão 6 – Quais são as 5 regiões brasileiras? Aponte o nome de um estado de cada região.
Questão 7 – Qual estado brasileiro possui a maior concentração de habitantes, considerado o mais populoso do país?
Questão 8 – Aponte o nome dos três complexos regionais, conhecidos como regiões geoeconômicas.
Questão 9–Quais estados fazem parte da região norte do Brasil?
Questão 10 – Quais são os únicos países que NÃO fazem fronteira com nosso país?

OBSERVAÇÃO: A correção das questões irá acontecer no retorno das aulas presenciais.

Atividade para semana do dia 06 a 10 de abril/2020
Dúvidas, enviar para o e-mail abaixo:
josyanegeo@gmail.com


Postagens mais visitadas deste blog

COMUNICADO: A partir de 1º de julho estaremos trocando de plataforma. Nossas aulas a contar desta data estarão sendo postadas no  Google Classroom.  Lembre-se que você deve entrar com o seu email educar. Os professores conselheiros estarão enviando um horário para os encontros online com os professores.  Esteja atento ao grupo da sua turma no watts. Atenciosamente. Coordenação da Escola Estadual Farroupilha
Aviso: Solicitamos a todos os estudantes que estejam realizando estágio que enviem para escola cópia do seu Contrato de Estágio, através do e-mail farroupilha28cre@educacao.rs.gov.br até o dia 15 de agosto. Motivo: Atualização de informação dos estudantes da Escola. Atenciosamente: Equipe Diretiva 
Comunicado aos alunos da Escola Farroupilha: Conforme orientações da Coordenadoria Estadual de Educação, as atividades realizadas até o dia 30 de abril deverão ser enviadas para o e-mail do professor a fim de promover a correção e a freqüência. Prazo de Envio: até o dia 05 de junho de 2020. Forma de Envio : Pela internet, para o e -mail do professor da disciplina, devidamente identificados (nome completo, turma e disciplina). Formato dos Arquivos: PDF, JPG ou WORD Obs: Caso o professor não tenha disponibilizado o e-mail no blog, encaminhar para:   escolafarroupilhaestadual@gmail.com , nos mesmos critérios solicitados acima.