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2° Médio Língua Portuguesa



ABRA AQUI - 4ª ATIVIDADE  27/04 - 01/05


ABRA AQUI - ATIVIDADE 01/06 - 12/06

ABRA AQUI - ATIVIDADE 15/06 - 26/06




E. E. E. M. FARROUPILHA
proflicimartini@gmail.com
1ª Atividade de Língua Portuguesa – 2 º  anos
Atividade 01: 06/04 - 10/04
Texto 1
Coronavírus: o que é pandemia e por que a OMS ainda não declarou uma no caso atual
Os primeiros casos do novo Coronavírus foram confirmados na China cerca de um mês atrás. Com a chegada do vírus a mais de 20 países, médicos e cientistas estão preocupados diante da velocidade de disseminação da doença. 
Na quinta-feira (30/01), a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou emergência de saúde pública de interesse internacional — o que, oficialmente, significa a ocorrência de um “evento extraordinário que constitui um risco à saúde pública para outros Estados por meio da disseminação internacional de doenças e potencialmente exige uma resposta internacional coordenada”.
Até o momento, no entanto, não foi declarado um surto global ou uma pandemia.
Mas por quê? E qual é a chance de isso acontecer?
O que é uma pandemia?
O termo pandemia é usado para descrever situações em que uma doença infecciosa ameaça muitas pessoas de forma simultânea no mundo inteiro.
Um exemplo recente é o da gripe suína, em 2009, à qual é atribuída a morte de centenas de milhares de pessoas, de acordo com a estimativa de especialistas. 
As pandemias acontecem, em geral, quando há um vírus novo capaz de infectar seres humanos com facilidade e de ser transmitido de uma pessoa a outra de forma eficiente e continuada. 
O novo Coronavírus, pelo que se sabe até agora, tem essas características.
Assim, sem uma vacina contra o agente patogênico ou tratamento que possa prevenir a doença, conter a sua disseminação é crucial. 
Quando uma pandemia é declarada?
De acordo com a descrição da OMS das fases de uma pandemia, o novo Coronavírus estaria a um passo de se tornar uma.
Primeiro, porque está se espalhando entre seres humanos e por já ter sido detectado em uma série de países vizinhos da China, além de outros mais distantes. 
A pandemia aconteceria se houvesse o aparecimento de surtos localizados em diversas regiões do mundo ao mesmo tempo.
Qual a probabilidade de que isso aconteça?
Ainda não se sabe com precisão a gravidade do novo Coronavírus e em que proporção ele irá se propagar.
O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirma que a disseminação fora da China, no momento, parece ser “mínima e lenta”.
Há mais de 17 mil casos confirmados e 360 mortes, a maioria na China. 
Fora do país asiático, há mais de 150 casos confirmados e uma morte, nas Filipinas.
“Se investirmos em lutar contra a doença no epicentro (do surto), na fonte, a disseminação para outros países será mínima e lenta”, disse Ghebreyesus em uma reunião do Conselho Executivo da OMS nesta segunda-feira (03/02). 
Cada pandemia é diferente e, até que o vírus comece de fato a circular globalmente, é impossível prever totalmente seus efeitos.
Especialistas acreditam que o novo Coronavírus — que, de acordo com os dados mais recentes, matou cerca de 2% dos infectados — possa ser menos letal do que outras doenças que protagonizaram surtos recentes de vírus da mesma família, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (9,5%), a Sars, e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (de 35%), que ficou conhecida como Mers. 
A decisão da OMS de declarar emergência global veio do fato de que a doença tem sido transmitida entre humanos fora da China e a possibilidade de que possa atingir países com sistemas de saúde frágeis. 
Apesar de a instituição recomendar aos países que tomem medidas para prevenir o aparecimento da doença ou limitar seu contágio, ela também destacou que, por ora, não avalia que haja necessidade de limitar viagens ou o comércio internacional. 
Fonte: www.bbc.com.br/ Acesso em 15/02/2020
Texto 2
Da indústria de celulares à soja, os impactos do Coronavírus na economia brasileira
O surto de Coronavírus já matou mais de 1,1 mil pessoas na China e infectou mais de 40 mil.
Enquanto médicos e cientistas correm contra o tempo para entender melhor o vírus e buscar meios para controlar sua disseminação, economistas tentam mensurar o impacto da doença no comércio global.
As primeiras projeções apontam uma desaceleração da economia chinesa — tanto o banco UBS quanto o Itaú, por exemplo, revisaram a estimativa para o crescimento do país em 2020 de 6% para 5,4% e 5,8%, respectivamente. É difícil, entretanto, prever os desdobramentos dessa perda de fôlego sobre os parceiros comerciais da China, já que a situação atual não tem precedente. 
Desde a epidemia de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars), em 2003, que também afetou o país asiático, a participação chinesa no Produto Interno Bruto (PIB) global saltou de 4% para 16%. Nesse intervalo, o país se tornou principal destino das exportações brasileiras — viu sua participação no valor total embarcado avançar mais de quatro vezes, de 7,1% em 2003 para 29% em 2019, de acordo com os dados do Ministério da Economia. 
Assim, revisões para baixo no PIB chinês geralmente afetam o Brasil. Mas essa não é a única razão. 
Além de importante comprador de commodities brasileiras, o país asiático também tem papel relevante como fornecedor para a indústria local, especialmente a de produtos eletroeletrônicos.
Desabastecimento na indústria 
De acordo com a consultoria Oxford Economics, as exportações chinesas de bens intermediários no segmento eletroeletrônico respondem por mais de 10% da produção global desses produtos. 
Na prática, isso significa que, além dos bens acabados exportados pelo país, a China também vende chips, circuitos integrados e outras partes e peças que vão se tornar celulares, máquinas de lavar, televisores e diversos outros eletrônicos em outros países.
“Assim, além da queda da demanda chinesa (por bens importados de outros países), uma retração acentuada da atividade industrial no país pode causar um rompimento nas cadeias de fornecimento em outras regiões”, afirmam os economistas Ben May e Stephen Foreman em relatório. 
O Brasil é uma dessas áreas.
Ao contrário da pauta de exportação brasileira para a China, concentrada em poucos produtos básicos, a de importação é bastante pulverizada e com alto valor agregado. 
São circuitos, partes de aparelhos transmissores ou receptores, motores, geradores e transformadores elétricos, semicondutores, máquinas e peças que vêm do país asiático para abastecer a indústria nacional. 
Segundo a Eletros, que representa algumas das maiores empresas do setor eletroeletrônico no Brasil, a China é fornecedor importante de componentes para fabricantes de produtos da linha branca (fogões, geladeiras, máquinas de lavar), linha marrom (equipamentos de áudio e vídeo) e eletroportáteis (secadores de cabelo, sanduicheiras, ventiladores).
CRIE UM TEXTO NO MÁXIMO COM 20 LINHAS, ABORDANDO O TEMA TÃO FALADO ULTIMAMENTE "COVID-19".  OS TEXTOS ACIMA SÃO PARA AJUDÁ-LO A TER UMA IDEIA. LEMBRE-SE: FIQUE EM CASA. ABRAÇOS!!! 
OBSERVAÇÕES:
O texto deverá conter:
4 parágrafos
0 1º p. - introdução: introdução deve conter todas as ideias que serão apresentadas no decorrer do texto.
O 2 º p.    e 3º p. - Desenvolvimento: O desenvolvimento é justamente o “corpo” da redação. É nele que colocaremos nossos argumentos, tomaremos um posicionamento e defenderemos os questionamentos da introdução.
O 4º p. Conclusão: Ela precisa ser um fechamento que acrescenta algo ao texto.



E. E. E. M. FARROUPILHA
Atividade 02: 13/04 – 17/04
Turmas: 201, 202, 203, 204 e 205
    
QUADRILHA

João amava Teresa que amava Raimundo
Que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili
que não amava ninguém.
João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento,
Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,
Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes
que não tinha entrado na história.
Carlos Drummond de Andrade

1.     1.   Analise a construção dos três primeiros versos. Como eles são sistematicamente? O que pode              configurar essa construção sintática?
2.       2.   O que o nome QUADRILHA faz lembrar?
3.      3.  Alguma coisa no poema tem semelhança com a dança da quadrilha?
4.      4.  “Lili casou-se com J. Pinto Fernandes.” O que indica esse casamento com um sobrenome, já que          não sabemos seu primeiro nome?

Beijos pessoal!!!

Profª Liciane



Atividade 03:  20/04 - 24/04
2º anos (Turmas: 201, 202, 203, 204 e 205)
·                   Copie o texto e as questões no caderno e responda. Será avaliado juntamente com as demais tarefas   no retorno. 
Boa atividade!!!

Trabalho de detetive

Um dos maiores físicos do século XX, Albert Einstein, comparou o trabalho de um cientista ao trabalho de um detetive.
“Em quase todo romance policial, chega um momento em que o investigador já coletou todos os fatos de que necessita para solucionar pelo menos uma das etapas de seu problema. Esses fatos parecem frequentemente estranhos e incoerentes, inteiramente sem relação entre si. Contudo, o grande detetive percebe não serem necessárias mais investigações no momento e que somente o raciocínio o levará a correlacionar os fatos coletados. Então, ele toca o seu violino ou descansa na sua poltrona, deliciando-se com seu cachimbo, quando, de repente, lhe ocorre a solução. E não somente tem a explicação para os indícios que dispunha, mas também sabe que outros acontecimentos devem ter ocorrido. Sabendo agora exatamente onde buscar o que deseja, poderá, se quiser, coletar mais dados para a confirmação de sua teoria.
O cientista, lendo o livro da natureza, se nos permitem repetir esse lugar-comum, deve obter a solução por si, porque ele não pode, como fazem os leitores impacientes de outras histórias, ir logo ao final do livro. Em nosso caso, o leitor é também o investigador, procurando explicar, pelo menos em parte, as relações entre os acontecimentos em sua forma mais completa. Para obter uma solução, mesmo parcial, o cientista tem de coletar os fatos desordenados disponíveis e, por meio do seu pensamento criador, torná-los coerentes e inteligíveis.”
Einstein, Albert & I. Infeld: The evolution of Phsysics. Nova York: Simon and Schuster, 1952. p.4.

 1 – Identifique a finalidade do texto:
_______________________________________________________________

 2 – Segundo o texto, a parte criadora de um trabalho científico começa quando o investigador:
a) identifica o problema.
b) coleta os fatos para a solução de parte do problema.
c) busca mais dados para a validação de sua teoria.
d) torna coerentes os fatos desconexos.
 3 – Retoma-se o referente “o investigador”, por meio de um pronome pessoal no trecho:
a) “[...] o grande detetive percebe não serem necessárias [...]”
b) “[...] que somente o raciocínio o levará a correlacionar os fatos coletados.”
c) “Então, ele toca o seu violino ou descansa na sua poltrona [...]”
d) “[...] quando, de repente, lhe ocorre a solução.”

 4 – “Um dos maiores físicos do século XX, Albert Einstein, comparou o trabalho de um cientista ao trabalho de um detetive.”, a parte sublinhada funciona sintaticamente como:
_____________________________________________________________________________

  5 – Assinale o segmento incorreto quanto à regência verbal:
a) “[...] todos os fatos de que necessita para solucionar [...]”
b) “[...] no momento e que somente o raciocínio o levará a correlacionar os fatos coletados.”
c) “E não somente tem a explicação para os indícios que dispunha [...]”
d) “Sabendo agora exatamente onde buscar o que deseja [...]”

 6 – O item em que o elemento grifado tem a sua ideia corretamente identificada é:
a) “Contudo, o grande detetive percebe não serem necessárias [...]” (conclusão)
b) “[...] quando, de repente, lhe ocorre a solução.” (tempo)
c) “[...] mas também sabe que outros acontecimentos devem ter ocorrido.” (oposição)
d) “[...] deve obter a solução por si, porque ele não pode [...]” (negação)

 7 –  “[...] o cientista tem de coletar os fatos desordenados [...]”, a parte destacada indica:
a) uma obrigação
b) uma sugestão
c) um desejo
d) uma hipótese

 8 – Em todos os adjetivos, os prefixos indicam a ideia de negação, exceto em:
a) incoerentes
b) impacientes
c) desordenados
d) inteligíveis

 9 – Em “[...] torná-los coerentes e inteligíveis.”, o pronome junto à forma verbal substitui, considerando-se o contexto:
_____________________________________________________________________________


Boa Semana!!!





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