ABRA AQUI - ATIVIDADE 01/06 - 12/06
ABRA AQUI - ATIVIDADE 15/06 - 26/06
E. E. E. M. FARROUPILHA
proflicimartini@gmail.com
proflicimartini@gmail.com
1ª Atividade
de Língua Portuguesa – 2 º anos
Atividade 01: 06/04 - 10/04
Atividade 01: 06/04 - 10/04
Texto 1
Coronavírus: o
que é pandemia e por que a OMS ainda não declarou uma no caso atual
Os primeiros casos do novo Coronavírus foram confirmados na China
cerca de um mês atrás. Com a chegada do vírus a mais de 20 países, médicos e
cientistas estão preocupados diante da velocidade de disseminação da
doença.
Na quinta-feira (30/01), a Organização Mundial de Saúde (OMS)
declarou emergência de saúde pública de interesse internacional — o que,
oficialmente, significa a ocorrência de um “evento extraordinário que constitui
um risco à saúde pública para outros Estados por meio da disseminação
internacional de doenças e potencialmente exige uma resposta internacional
coordenada”.
Até o momento, no entanto, não foi declarado um surto global ou
uma pandemia.
Mas por quê? E qual é a chance de isso acontecer?
O que é uma
pandemia?
O termo pandemia é usado para descrever situações em que uma doença
infecciosa ameaça muitas pessoas de forma simultânea no mundo inteiro.
Um exemplo recente é o da gripe suína, em 2009, à qual é atribuída
a morte de centenas de milhares de pessoas, de acordo com a estimativa de
especialistas.
As pandemias acontecem, em geral, quando há um vírus novo capaz de
infectar seres humanos com facilidade e de ser transmitido de uma pessoa a
outra de forma eficiente e continuada.
O novo Coronavírus, pelo que se sabe até agora, tem essas
características.
Assim, sem uma vacina contra o agente patogênico ou tratamento que
possa prevenir a doença, conter a sua disseminação é crucial.
Quando uma
pandemia é declarada?
De acordo com a descrição da OMS das fases de uma pandemia, o novo
Coronavírus estaria a um passo de se tornar uma.
Primeiro, porque está se espalhando entre seres humanos e por já
ter sido detectado em uma série de países vizinhos da China, além de outros
mais distantes.
A pandemia aconteceria se houvesse o aparecimento de surtos
localizados em diversas regiões do mundo ao mesmo tempo.
Qual a
probabilidade de que isso aconteça?
Ainda não se sabe com precisão a gravidade do novo Coronavírus e
em que proporção ele irá se propagar.
O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirma que a
disseminação fora da China, no momento, parece ser “mínima e lenta”.
Há mais de 17 mil casos confirmados e 360 mortes, a maioria na
China.
Fora do país asiático, há mais de 150 casos confirmados e uma
morte, nas Filipinas.
“Se investirmos em lutar contra a doença no epicentro (do surto),
na fonte, a disseminação para outros países será mínima e lenta”, disse
Ghebreyesus em uma reunião do Conselho Executivo da OMS nesta segunda-feira
(03/02).
Cada pandemia é diferente e, até que o vírus comece de fato a
circular globalmente, é impossível prever totalmente seus efeitos.
Especialistas acreditam que o novo Coronavírus — que, de acordo
com os dados mais recentes, matou cerca de 2% dos infectados — possa ser menos
letal do que outras doenças que protagonizaram surtos recentes de vírus da
mesma família, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (9,5%), a Sars, e a
Síndrome Respiratória do Oriente Médio (de 35%), que ficou conhecida como
Mers.
A decisão da OMS de declarar emergência global veio do fato de que
a doença tem sido transmitida entre humanos fora da China e a possibilidade de
que possa atingir países com sistemas de saúde frágeis.
Apesar de a instituição recomendar aos países que tomem medidas
para prevenir o aparecimento da doença ou limitar seu contágio, ela também
destacou que, por ora, não avalia que haja necessidade de limitar viagens ou o
comércio internacional.
Texto 2
Da
indústria de celulares à soja, os impactos do Coronavírus na economia
brasileira
O surto de Coronavírus já matou mais de 1,1 mil pessoas na China e
infectou mais de 40 mil.
Enquanto médicos e cientistas correm contra o tempo para entender
melhor o vírus e buscar meios para controlar sua disseminação, economistas
tentam mensurar o impacto da doença no comércio global.
As primeiras projeções apontam uma desaceleração da economia
chinesa — tanto o banco UBS quanto o Itaú, por exemplo, revisaram a estimativa
para o crescimento do país em 2020 de 6% para 5,4% e 5,8%, respectivamente. É
difícil, entretanto, prever os desdobramentos dessa perda de fôlego sobre os
parceiros comerciais da China, já que a situação atual não tem
precedente.
Desde a epidemia de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars), em
2003, que também afetou o país asiático, a participação chinesa no Produto
Interno Bruto (PIB) global saltou de 4% para 16%. Nesse intervalo, o país se
tornou principal destino das exportações brasileiras — viu sua participação no
valor total embarcado avançar mais de quatro vezes, de 7,1% em 2003 para 29% em
2019, de acordo com os dados do Ministério da Economia.
Assim, revisões para baixo no PIB chinês geralmente afetam o
Brasil. Mas essa não é a única razão.
Além de importante comprador de commodities brasileiras,
o país asiático também tem papel relevante como fornecedor para a indústria
local, especialmente a de produtos eletroeletrônicos.
Desabastecimento
na indústria
De acordo com a consultoria Oxford Economics, as exportações
chinesas de bens intermediários no segmento eletroeletrônico respondem por mais
de 10% da produção global desses produtos.
Na prática, isso significa que, além dos bens acabados exportados
pelo país, a China também vende chips, circuitos integrados e outras partes e
peças que vão se tornar celulares, máquinas de lavar, televisores e diversos
outros eletrônicos em outros países.
“Assim, além da queda da demanda chinesa (por bens importados de
outros países), uma retração acentuada da atividade industrial no país pode
causar um rompimento nas cadeias de fornecimento em outras regiões”, afirmam os
economistas Ben May e Stephen Foreman em relatório.
O
Brasil é uma dessas áreas.
Ao contrário da pauta de exportação brasileira para a China,
concentrada em poucos produtos básicos, a de importação é bastante pulverizada
e com alto valor agregado.
São circuitos, partes de aparelhos transmissores ou receptores,
motores, geradores e transformadores elétricos, semicondutores, máquinas e
peças que vêm do país asiático para abastecer a indústria nacional.
Segundo a Eletros, que representa algumas das maiores empresas do
setor eletroeletrônico no Brasil, a China é fornecedor importante de componentes
para fabricantes de produtos da linha branca (fogões, geladeiras, máquinas de
lavar), linha marrom (equipamentos de áudio e vídeo) e eletroportáteis
(secadores de cabelo, sanduicheiras, ventiladores).
CRIE UM TEXTO NO MÁXIMO COM 20 LINHAS, ABORDANDO O TEMA TÃO FALADO ULTIMAMENTE "COVID-19". OS TEXTOS ACIMA SÃO PARA AJUDÁ-LO A TER UMA IDEIA. LEMBRE-SE: FIQUE EM CASA. ABRAÇOS!!!
CRIE UM TEXTO NO MÁXIMO COM 20 LINHAS, ABORDANDO O TEMA TÃO FALADO ULTIMAMENTE "COVID-19". OS TEXTOS ACIMA SÃO PARA AJUDÁ-LO A TER UMA IDEIA. LEMBRE-SE: FIQUE EM CASA. ABRAÇOS!!!
OBSERVAÇÕES:
O
texto deverá conter:
4
parágrafos
0
1º p. - introdução: A introdução deve
conter todas as ideias que serão apresentadas no decorrer do texto.
O
2 º p. e 3º p. - Desenvolvimento:
O desenvolvimento é justamente o “corpo” da redação. É
nele que colocaremos nossos argumentos, tomaremos um posicionamento e
defenderemos os questionamentos da introdução.
O
4º p. Conclusão: Ela precisa ser um fechamento que acrescenta
algo ao texto.
E.
E. E. M. FARROUPILHA
Atividade 02: 13/04 – 17/04
Turmas:
201, 202, 203, 204 e 205
QUADRILHA
João
amava Teresa que amava Raimundo
Que
amava Maria que amava Joaquim que amava Lili
que
não amava ninguém.
João
foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento,
Raimundo
morreu de desastre, Maria ficou para tia,
Joaquim
suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes
que
não tinha entrado na história.
Carlos Drummond de Andrade
1. 1. Analise a construção dos três primeiros versos.
Como eles são sistematicamente? O que pode configurar essa construção sintática?
2. 2. O que o nome QUADRILHA faz lembrar?
3. 3. Alguma coisa no poema tem semelhança com a dança
da quadrilha?
4. 4. “Lili casou-se com J. Pinto Fernandes.” O que
indica esse casamento com um sobrenome, já que não sabemos seu primeiro nome?
Beijos pessoal!!!
Profª Liciane
Atividade 03: 20/04 - 24/04
2º anos (Turmas: 201, 202, 203, 204 e 205)
· Copie o texto e as questões no caderno e responda.
Será avaliado juntamente com as demais tarefas no retorno.
Boa atividade!!!
Trabalho de detetive
Um dos maiores físicos
do século XX, Albert Einstein, comparou o trabalho de um cientista ao trabalho
de um detetive.
“Em quase todo romance
policial, chega um momento em que o investigador já coletou todos os fatos de
que necessita para solucionar pelo menos uma das etapas de seu problema. Esses
fatos parecem frequentemente estranhos e incoerentes, inteiramente sem relação
entre si. Contudo, o grande detetive percebe não serem necessárias mais
investigações no momento e que somente o raciocínio o levará a correlacionar os
fatos coletados. Então, ele toca o seu violino ou descansa na sua poltrona,
deliciando-se com seu cachimbo, quando, de repente, lhe ocorre a solução. E não
somente tem a explicação para os indícios que dispunha, mas também sabe que
outros acontecimentos devem ter ocorrido. Sabendo agora exatamente onde buscar
o que deseja, poderá, se quiser, coletar mais dados para a confirmação de sua
teoria.
O cientista, lendo o
livro da natureza, se nos permitem repetir esse lugar-comum, deve obter a
solução por si, porque ele não pode, como fazem os leitores impacientes de
outras histórias, ir logo ao final do livro. Em nosso caso, o leitor é também o
investigador, procurando explicar, pelo menos em parte, as relações entre os
acontecimentos em sua forma mais completa. Para obter uma solução, mesmo
parcial, o cientista tem de coletar os fatos desordenados disponíveis e, por
meio do seu pensamento criador, torná-los coerentes e inteligíveis.”
Einstein, Albert & I. Infeld: The evolution of Phsysics. Nova York: Simon and Schuster, 1952.
p.4.
1 – Identifique a finalidade do texto:
_______________________________________________________________
2 – Segundo o texto, a parte criadora de um trabalho
científico começa quando o investigador:
a) identifica o problema.
b) coleta os fatos para a solução de parte do
problema.
c) busca mais dados para a validação de sua teoria.
d) torna coerentes os fatos desconexos.
3 – Retoma-se o referente “o investigador”, por meio de um
pronome pessoal no trecho:
a) “[...] o grande detetive percebe não serem
necessárias [...]”
b) “[...] que somente o raciocínio o levará a
correlacionar os fatos coletados.”
c) “Então, ele toca o seu violino ou descansa na sua
poltrona [...]”
d) “[...] quando, de repente, lhe ocorre a solução.”
4 – “Um dos maiores físicos do século XX, Albert
Einstein, comparou o trabalho de um cientista ao trabalho de um detetive.”,
a parte sublinhada funciona sintaticamente como:
_____________________________________________________________________________
5 – Assinale o segmento incorreto quanto à regência
verbal:
a) “[...] todos os fatos de que necessita para
solucionar [...]”
b) “[...] no momento e que somente o raciocínio o
levará a correlacionar os fatos coletados.”
c) “E não somente tem a explicação para os indícios
que dispunha [...]”
d) “Sabendo agora exatamente onde buscar o que deseja
[...]”
6 – O item em que o elemento grifado tem a sua ideia
corretamente identificada é:
a) “Contudo, o grande detetive percebe não
serem necessárias [...]” (conclusão)
b) “[...] quando, de repente, lhe ocorre a
solução.” (tempo)
c) “[...] mas também sabe que outros
acontecimentos devem ter ocorrido.” (oposição)
d) “[...] deve obter a solução por si, porque
ele não pode [...]” (negação)
7 – “[...] o
cientista tem de coletar os fatos desordenados [...]”, a parte destacada
indica:
a) uma obrigação
b) uma sugestão
c) um desejo
d) uma hipótese
8 – Em todos os adjetivos, os prefixos indicam a ideia de
negação, exceto em:
a) incoerentes
b) impacientes
c) desordenados
d) inteligíveis
9 – Em “[...] torná-los coerentes e
inteligíveis.”, o pronome junto à forma verbal substitui, considerando-se o
contexto:
_____________________________________________________________________________
Boa Semana!!!