Pular para o conteúdo principal

2° Médio Sociologia



Atividades de sociologia semana de 15 a 26 de junho/2020
CLIQUE AQUI:





Atividade de sociologia da semana de 01 a 12 de junho.

CLIQUE AQUI:

Caro(a) aluno(a): Não esqueça de identificar seu trabalho com nome completo e turma. 


___________________________

Atividade semana de  27/04 a 01/05

Clique aqui: Atividades sociologia - segundos anos - prof Maria Antônia

____________________________________________


Clique aqui: Atividade de sociologia segundos anos semana de 20 a 24 de abril.


_____________________________________

Sociologia - Segundos anos ensino médio: Turmas 201, 202, 203, 204 e 205

Atividades semana de 13 a 17 de abril/2020

Professora Maria Antônia

Fone (51)981860121 (se tiver dúvida) 

e-mail: sanguilima1963@gmail.com


Atividade: Ler o texto e copiar no caderno, caso tenha condições, imprimir e colar no caderno.




O ESTADO


O poder que envolve


Poder, política e Estado estão presentes no cotidiano e não se pode viver sem eles.
A ação do Estado tem início antes do nascimento de um indivíduo e só se encerra após um período de tempo depois da sua morte.
Alguns exemplos simples bastam para comprovar esse fato. Quando a criança nasce, providencia-se uma certidão de nascimento. Outro documento importante, que pode ser feito ainda nessa fase, é a carteira de identidade, que inclui o indivíduo em um cadastro nacional e dá a ele um número de Registro Geral (RG), também nesta fase pode ser feito o cadastro de pessoa física (CPF).
Com dezesseis anos (voluntariamente) ou aos dezoito anos (obrigatoriamente), o indivíduo solicita a um cartório eleitoral seu título de eleitor. Se for do sexo masculino, terá de se apresentar à junta de serviço militar para alistar-se e receber um documento atestando que está em dia com suas obrigações militares.
É possível, também aos dezoito anos, obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), regulamentada por órgão governamental.
Para trabalhar e ser integrado ao sistema nacional de previdência social, o indivíduo precisará da carteira de trabalho.
Há ainda a inscrição na Receita Federal, para obter o número exclusivo que o insere no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), que hoje como dito acima pode ser feito quando o indivíduo nasce.
Caso queira casar-se segundo a lei, para documentar esse ato, será emitida uma certidão de casamento.
Se viajar para o exterior, deverá solicitar um passaporte junto à Polícia Federal.
Depois de trabalhar por muitos anos, o indivíduo- contribuinte- cidadão -trabalhador poderá se aposentar.
Ao morrer, o Estado exige um atestado de óbito expedido por alguma autoridade médica e por órgãos judiciais competentes.
Caso o indivíduo possua patrimônio, deverá ser aberto um inventário que indicará a quem se destinarão seus bens.
Entende-se que o Estado é o poder político organizado no interior da sociedade civil, por isso é necessário conhecer a sociedade na qual as estruturas de poder atuam e se irradiam.
Na sociedade civil se desenvolvem as relações e as lutas sociais, políticas e ideológicas contraditórias.
Este é o conteúdo que será abordado neste trimestre.







_______________________________________________________

Atividades sociologia -semana de 06 a 10 de abril/2020.
Turma 201, 202, 203, 204 e 205
Professora Maria Antônia
E-mail sanguilima1963@gmail.com
Telefone 51-981860121 (caso tenham dúvida)

Revendo conceitos: A atividade pode ser feita no caderno, se houver possibilidade de imprimir pode ser entregue quando retornarmos ás aulas, e também pode ser enviado por e-mail identificando o nome completo do aluno e a turma. 

Bom trabalho.






LIGAR A PALAVRA AO CONCEITO

PALAVRA

CONCEITO
1
Centro

Traz em si a associação entre direitos e deveres. Direitos à vida, à liberdade, à saúde, à propriedade, à escolaridade, à participação política, à diferença. Enfim, à prática da diferença com direitos iguais. Ao mesmo tempo exige deveres frente ao coletivo: participação, conhecimento e envolvimento na construção dos coletivos.
2
Periferia

Movimento intelectual, desenvolvido na Europa no século XVIII. Foi considerado um movimento fundamentado pela ideologia burguesa, por desejar abolir o absolutismo e aspirar à liberdade econômica , mediante o fim da intervenção do Estado no comércio e nas manufaturas.
3
Cidadania

Características e referências que constituímos ao longo de nossa existência, em função dos referenciais culturais e sociais com os quais entramos em contato; são formadas e transformadas à medida que convivemos em sociedade. Diz respeito aos sujeitos frente às diferentes vivências sociais.
4
Reforma Protestante

É necessário analisar os fenômenos sociais a partir da reflexão, análise e pesquisa, nem tudo que vemos ou nos dizem é simples de compreender.
5
Ética

Múltiplas identidades, culturas, formas de ocupação dos espaços, que se interpenetram, não sendo assim auto- excludentes entre si e que não podem justificar ou produzir a desigualdade.
6
Iluminismo

Parte da filosofia que reflete sobre o comportamento humano à luz dos valores e normas que regulam a vida das sociedades.
7
Etnocentrismo

É um espaço marcado pela carência de infra-estrutura básica, tais como saneamento, acesso à água potável, energia elétrica, escolas, postos de saúde, etc, denotando uma ausência da ação estatal. Equivocadamente, seus ocupantes são associados à condição de marginalidade. Não é definido, exclusivamente, por sua localização geográfica.
8
Diversidade

É um espaço caracterizado pela presença de equipamentos urbanos que atendem, minimamente, as necessidades da população local. Em geral, conta com a maior ação do Estado. Seus ocupantes costumam ser associados ao sucesso e ao bom convívio social. Não é definido, exclusivamente, por sua localização geográfica.

9
Identidade

Ver o mundo através da sua cultura, naturalizar o seu modo de vida como se fosse o único correto, achar estranho hábitos e comportamentos de outros grupos.
10
Senso crítico

Movimento que aconteceu no século XVI, que questionava as condutas do clero, a estrutura da igreja católica e autoridade do Papa. Os lideres do movimento promoviam a valorização do indivíduo ao pregar a livre leitura das escrituras sagradas.


Postagens mais visitadas deste blog

COMUNICADO: A partir de 1º de julho estaremos trocando de plataforma. Nossas aulas a contar desta data estarão sendo postadas no  Google Classroom.  Lembre-se que você deve entrar com o seu email educar. Os professores conselheiros estarão enviando um horário para os encontros online com os professores.  Esteja atento ao grupo da sua turma no watts. Atenciosamente. Coordenação da Escola Estadual Farroupilha
Aviso: Solicitamos a todos os estudantes que estejam realizando estágio que enviem para escola cópia do seu Contrato de Estágio, através do e-mail farroupilha28cre@educacao.rs.gov.br até o dia 15 de agosto. Motivo: Atualização de informação dos estudantes da Escola. Atenciosamente: Equipe Diretiva 
Comunicado aos alunos da Escola Farroupilha: Conforme orientações da Coordenadoria Estadual de Educação, as atividades realizadas até o dia 30 de abril deverão ser enviadas para o e-mail do professor a fim de promover a correção e a freqüência. Prazo de Envio: até o dia 05 de junho de 2020. Forma de Envio : Pela internet, para o e -mail do professor da disciplina, devidamente identificados (nome completo, turma e disciplina). Formato dos Arquivos: PDF, JPG ou WORD Obs: Caso o professor não tenha disponibilizado o e-mail no blog, encaminhar para:   escolafarroupilhaestadual@gmail.com , nos mesmos critérios solicitados acima.