Pular para o conteúdo principal

3° Médio Sociologia





Atividades de sociologia  semana de 15 a 26 de junho/2020.
CLIQUE AQUI:





ATIVIDADES DE SOCIOLOGIA  DA SEMANA DE 01 A 12 DE JUNHO/2020.
Caro(a) aluno(a):  Não esqueça de identificar o seu trabalho com nome completo e turma.

CLIQUE AQUI:


_____________________

Atividades da  semana  de 27/04 a 01/5
Clique aqui: atividades sociologia- terceiros anos

________________________________
Clique aqui: Atividades sociologia 3º ano - Turmas 301, 302, 303 e 304
Semana de 20 a 24 de abril


_________________________________

Sociologia 3º anos (turmas 301, 302, 303 e 304)

Atividades da Semana  de  13 a 17 de abril/2020

Professora Maria Antônia
Fone (51) 981860121(caso tenham dúvida)

Atividade 01: Continuação dos conceitos da semana anterior sobre o que é trabalho, copiar no caderno ou imprimir e colar no caderno (fazer a leitura).

Atividade 02: escolher um dos fragmentos de texto abaixo copiar para o caderno e explicar o que você entendeu sobre o que está sendo dito. (será avaliado quando do retorno das aulas)


Trabalho, Realização e consumo

O trabalho sempre fez parte da vida dos seres humanos. Foi através dele que as civilizações conseguiram se desenvolver e alcançar o nível atual. O trabalho é qualquer atividade física ou intelectual, realizada pelo ser humano, cujo objetivo é fazer, transformar ou obter algo para realização pessoal e desenvolvimento econômico.

O que é trabalho?

O conceito de trabalho é formado por elemento teológico que teve influência no ocidente greco-romano-helenista chegando até os nossos dias. Como mostra o Livro do Gênesis (3,17); depois de pecar o homem foi amaldiçoado, ficando condenado a extrair seu sustento do suor, do cansaço, do labor de seu trabalho: “comederes maledicta terra in opere tuo in laboribus comedes eam cunctis diebus vitae tuae”.

A concepção de trabalho sempre esteve predominantemente ligada a uma visão negativa. Na Bíblia, Adão e Eva vivem felizes até que o pecado provoca sua expulsão do Paraíso e a condenação ao trabalho com o “suor do seu rosto”. A Eva coube também o “trabalho” do parto.

O termo trabalho é originário do latim tripalium, que designa instrumento de tortura. Por extensão, significa aquilo que fatiga ou provoca dor.  Na etimologia da palavra trabalho, ou (tripalium), do Latim , um instrumento romano de tortura, espécie de tripé formado por três estacas cravadas no chão, onde eram supliciados os escravos. " tri" (três) e " palus" (pau) - literalmente, "três paus". Daí o verbo tripaliare (ou trepaliare), que significava, inicialmente, torturar alguém no tripalium.

Será que trabalhar é uma condição essencial ao homem? Ou o homem só trabalha por necessidade e pela ameaça de extinção se não trabalhar?



O Trabalho na antiguidade

Dizia Aristóteles, sobre o trabalho: “Todos aqueles que nada tem de melhor para nos oferecer que o uso de seu corpo e dos seus membros são condenados pela natureza à escravidão. É melhor para eles servir que serem abandonados a si próprios. Numa Palavra, é naturalmente escravo quem tem tão pouca alma e tão poucos meios que deve resolver-se a depender de outrem […] O uso dos escravos e dos animais é aproximadamente o mesmo.”(RIBEIRO, L. p.196).

Na cultura grega, cabiam aos cidadãos a organização e o comando da polis (cidade). As funções dos escravos eram restritas à atividades inferior de transformação da natureza em um bem determinado pelas camadas superiores.

Em Roma, permaneceu a divisão entre a arte de governar e o trabalho braçal. Sendo o império fundado na escravidão, o trabalho braçal era visto como degradante e destinados aos povos dominados, tidos como seres inferiores.



______________________________________________________

Fragmento de texto 01

A gente não quer só comida
A gente quer comida, diversão e arte
A gente não quer só comida
A gente quer saída para qualquer parte
(...)
A gente não quer só comida
A gente quer a vida como a vida quer
(...)
A gente quer inteiro e não pela metade”

Música - COMIDA – Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer e Sérgio Britto.


Fragmento de texto 02

...Eles mandam e vós servis,eles dormem e vós velais, eles descansam, e vós trabalhais, eles gozam o fruto de vossos trabalhos, e o que vós colheis deles é um trabalho sobre trabalho. Não há trabalhos mais doces que os de vossas oficinas,mas toda essa doçura para quem é? Sois como as abelhas fabricam o mel, sim mas não para si...”
(Trecho Sermão XIV, Padre Antônio Vieira)
_______________________________________________________________________
Fragmento de texto 03

É certo que também o animal produz. Constrói para si um ninho, casas, como as abelhas, os castores, as formigas etc. Mas produz unicamente o que necessita imediatamente para si ou sua prole (...) produz unicamente por força de uma necessidade física imediata, enquanto o homem produz inclusive livre da necessidade física e só produz realmente liberado dela; o animal produz somente a si mesmo, enquanto o homem reproduz a natureza inteira; o produto do animal pertence imediatamente a seu corpo físico, enquanto o homem enfrenta-se livremente com seu produto. O animal produz unicamente segundo a necessidade e a medida da espécie a que pertence, enquanto o homem sabe produzir segundo a medida de qualquer espécie e sabe sempre impor ao objeto à medida que lhe é inerente;”
(Trecho texto de Karl Marx)

_______________________________________________________________________
Fragmento de texto 04

A fome é a fome, mas a fome que satisfaz com carne cozinhada, comida com faca e garfo, não é a mesma fome que come a carne crua, servindo-se das mãos, das unhas, dos dentes. Por conseguinte, a produção determina não só o objeto do consumo, mas também o modo de consumo, e não só de forma objetiva, mas também subjetiva. Logo, a produção cria o consumido.”

(Trecho texto de Karl Marx )


_____________________________________


Disciplina: Sociologia   semana de 06 a 10 de abril/2020
Atividade turmas: 301, 302, 303 e 304
Data: 06 a 10 de abril de 2020
Professora: Maria Antônia – Fone 981860121(caso tenham dúvida)


Conceitos/visão de trabalho:

* Trabalho é o conjunto de atividades por meio das quais o ser humano cria as condições para a sua sobrevivência, por esta característica sempre foi indispensável na vida dos indivíduos.

* O conceito de trabalho assumiu diferentes significados em contextos históricos distintos. Na Grécia antiga o trabalho braçal era associado a escravidão, os romanos por sua vez, associavam os escravos a objetos de trabalho.

* A origem latina da palavra trabalho (tripallium, antigo instrumento de tortura) confirma o valor negativo atribuído as atividade laborais.

*   * Na Europa medieval a visão negativa do trabalho foi sustentada pela igreja católica. O trabalho braçal seria o oposto do ato de contemplação e de elevação espiritual, pois as tarefas a ele relacionadas não exigiriam atribuições intelectuais para serem executadas

* Os seres humanos para sobreviver retiram da natureza a matéria-prima para produzir objetos necessários ao seu consumo. Esta ação é denominada trabalho. Ela é uma atividade que cria e criou tudo que a humanidade possui, desde a Pré-história até a atualidade, no século XXI. Criou os remédios para combater os vírus, como criou prédios – como os que existem no Japão, que acompanham as oscilações que os tremores de terras causam. Criou, tanto uma estação espacial, onde vivem cientistas, que fazem pesquisas relativas a uma possível sobrevivência no espaço, como as armas atômicas que dizimaram tantas pessoas. Cria as músicas, os filmes, os livros. É de fato uma ação criadora.

*A questão é saber o quanto desta produção é decidida por aqueles que a executam, ou se está nas mãos daqueles que são proprietários das máquinas, das ferramentas, da matéria-prima.

* Ao longo do tempo o trabalho foi mais ou menos organizado, regulamentado, planejado. A questão do tempo que as pessoas dedicam ao trabalho também é uma discussão feita pela sociedade.

* O avanço tecnológico trouxe a ideia que os homens ficariam livres das atividades penosas, insalubres e que então teriam mais tempo para atividades criativas, intelectuais etc....




ATIVIDADE A SER DESENVOLVIDA


Entrevistar um(a) trabalhdor(a) que não esteja desempregado (a entrevista pode ser feita via, telefone, whatsapp... (levando em consideração as orientações de afastamento social), ou poderá ser entrevistado um familiar que more junto com o estudante.

Não pode ser o próprio estudante e nem quem está fazendo estágio. É necessário alguém que esteja no mercado formal de trabalho.

Após feita a entrevista transcrever para uma folha, ou digitar e enviar para o e-mail que consta acima.

A entrevista deve conter as seguintes informações.

Pesquisar a rotina do trabalhador (durante um dia de trabalho)

1-Identificar o entrevistado, nome da pessoa, idade, escolaridade, tempo de trabalho.

2- Tipo de atividade que realiza (profissão)

3- Tempo da jornada de trabalho (quantas horas trabalha)

4- Tempo de intervalo

5- Tempo gasto com deslocamento para ir ao trabalho (ônibus, carro, caminhando, bicicleta)

6- Tempo gasto com alimentação

7- tempo gasto com formação (cursos profissionalizantes, técnicos, universidade, ensino formal, cursos oferecidos pela empresa...)

8- Tempo gasto com lazer (academia, cinema etc...)

9- Tempo gasto no deslocamento para levar criança, filho, neto na escola, creche, cuidadora.



Bom trabalho.




Postagens mais visitadas deste blog

COMUNICADO: A partir de 1º de julho estaremos trocando de plataforma. Nossas aulas a contar desta data estarão sendo postadas no  Google Classroom.  Lembre-se que você deve entrar com o seu email educar. Os professores conselheiros estarão enviando um horário para os encontros online com os professores.  Esteja atento ao grupo da sua turma no watts. Atenciosamente. Coordenação da Escola Estadual Farroupilha
Aviso: Solicitamos a todos os estudantes que estejam realizando estágio que enviem para escola cópia do seu Contrato de Estágio, através do e-mail farroupilha28cre@educacao.rs.gov.br até o dia 15 de agosto. Motivo: Atualização de informação dos estudantes da Escola. Atenciosamente: Equipe Diretiva 
Comunicado aos alunos da Escola Farroupilha: Conforme orientações da Coordenadoria Estadual de Educação, as atividades realizadas até o dia 30 de abril deverão ser enviadas para o e-mail do professor a fim de promover a correção e a freqüência. Prazo de Envio: até o dia 05 de junho de 2020. Forma de Envio : Pela internet, para o e -mail do professor da disciplina, devidamente identificados (nome completo, turma e disciplina). Formato dos Arquivos: PDF, JPG ou WORD Obs: Caso o professor não tenha disponibilizado o e-mail no blog, encaminhar para:   escolafarroupilhaestadual@gmail.com , nos mesmos critérios solicitados acima.