Professor: Cristiano – Física
Alunos do 1º Ano – Turma: 101
ATIVIDADES REFERENTES A 15 DE JUNHO A 26 DE JUNHO
Professor: Márcio – Física
Alunos do 1º Ano –
Turmas: 102, 103, 104, 105 e 106
Data da atividade: 15/06
a 26/06
Lembrando que as próximas atividades serão postadas no
Google Sala de Aula fornecido pela
escola, com o e-mail educar.
Para a atividade desta semana, assistam ao video a seguir:
https://www.youtube.com/watch?v=wIzvfki5ozU (Quão rápido você está se movendo agora? – TedEd)
Para a atividade desta semana, assistam ao video a seguir:
https://www.youtube.com/watch?v=wIzvfki5ozU (Quão rápido você está se movendo agora? – TedEd)
E respondam as perguntas presentes neste questionário:
É isso, ná proxima semana tem mais.
Se cuidem! Qualquer dúvida mandem e-mail para marcioprofisica@gmail.com
Professor: Marcio – Física
Alunos do 1º Ano – Turma: 102,103,104,105,106
Olá pessoal, tudo bem? Espero que estejam fazendo todas as atividades. Se deixou de fazer alguma, ainda dá tempo de colocar tudo em dia, não deixem de fazer!
Para as atividades desta semana vamos assistir mais uma série de três vídeos, que irão nos falar um pouco sobre ordens de grandeza e notação científica. Ná física e em outras ciências nós lidamos com medidas e quantidades que são difíceis de se estimar ou ter qualquer tipo de comparação com o que estamos habituados a presenciar no nosso cotidiano. Sendo assim precisamos de algumas ferramentas (ou truques) para que consigamos lidar com essas quantidades. É sobre isso a atividade dessa semana. Bora lá!
Assistam os três vídeos abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=0YzvupOX8Is – TEDed - Um jeito inteligente de estimar grandes números
https://www.youtube.com/watch?v=TEl4jeETVmg – TEDed - Quão grande é o mol?
https://www.youtube.com/watch?v=yQP4UJhNn0I - Quão pequeno é um átomo mesmo?
Depois disso, quero que leiam esta lição sobre como escrever números na forma notação científica
https://www.todamateria.com.br/notacao-cientifica/
Finalmente (pra variar um pouco né?), resolvam os seguintes exercícios NO CADERNO.
https://www.todamateria.com.br/notacao-cientifica-exercicios/
Professor:
Márcio – Física
Alunos do 1º Ano –
Turmas: 102, 103, 104, 105 e 106
Data da atividade: 01/06
a 06/06
Olá pessoal, tudo bem? Espero que estejam fazendo todas as atividades. Se deixou de fazer alguma, ainda dá tempo de colocar tudo em dia, não deixem de fazer!
Para as atividades desta semana vamos assistir mais uma série de três vídeos, que irão nos falar um pouco sobre ordens de grandeza e notação científica. Ná física e em outras ciências nós lidamos com medidas e quantidades que são difíceis de se estimar ou ter qualquer tipo de comparação com o que estamos habituados a presenciar no nosso cotidiano. Sendo assim precisamos de algumas ferramentas (ou truques) para que consigamos lidar com essas quantidades. É sobre isso a atividade dessa semana. Bora lá!
Assistam os três vídeos abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=0YzvupOX8Is – TEDed - Um jeito inteligente de estimar grandes números
https://www.youtube.com/watch?v=TEl4jeETVmg – TEDed - Quão grande é o mol?
https://www.youtube.com/watch?v=yQP4UJhNn0I - Quão pequeno é um átomo mesmo?
Depois disso, quero que leiam esta lição sobre como escrever números na forma notação científica
https://www.todamateria.com.br/notacao-cientifica/
Finalmente (pra variar um pouco né?), resolvam os seguintes exercícios NO CADERNO.
https://www.todamateria.com.br/notacao-cientifica-exercicios/
Está tudo bem se vocês tiverem dúvidas ou não conseguirem
resolver TODOS os exercícios de primeira. O que eu sugiro é: se não conseguirem
fazer apenas com a explicação do site, tentem buscar vídeo-aulas no youtube
sobre esse assunto (existem MUITAS). Quando as aulas presenciais voltarem eu
vou dar visto nesta atividade e em outras que ocasionalmente eu pedir para
vocês fazerem no caderno.
Qualquer dúvida, já sabem: marcioprofisica@gmail.com
Abraço!
Qualquer dúvida, já sabem: marcioprofisica@gmail.com
Abraço!
Professor: Cristiano – Física
Alunos do 1º Ano – Turma: 101
ATIVIDADE DE FÍSICA
PRIMEIRO ANO TURMA 101
Toda a atividade deve ser feita aqui
na folha e transcrita no caderno.
As resposta abaixo todas devem ter
exemplos.
1-
O
que é cinemática?
2-
Explique
ponto material e corpo extenso:
3-
Explique
repouso, movimento e referencial:
4-
O
que é trajetória?
5-
Explique
deslocamento e caminho percorrido:
todas as minhas atividades devem ser mandadas para o email:
profcristianofarroupilhabarao@gmail.com
Professor: Cristiano – Física
Alunos do 1º Ano – Turma: 101
Professor: Márcio – Física
Alunos do 1º Ano –
Turmas: 102, 103, 104, 105 e 106
Olá pessoal!
Primeiramente, eu já respondi separadamente os e-mails de
quem disse que não havia conseguido acessar o documentário, mas segue aqui o
NOVO LINK, desta vez para ver online, para quem ainda não conseguiu responder o
questionário do documentário sobre terraplanismo (para quem não tem Netflix ou
não conseguiu fazer o download):
https://photos.app.goo.gl/GiCB4UZaqTTMVVSNA
Depois de assistir não se esqueçam de responder o questionário. NÃO deixem de fazer a primeira atividade. Quem ainda não fez, faça! Vou dar mais duas semanas de prazo para quem ainda não finalizou, devido a essa confusão com os links, foi erro meu neste caso, desculpem-me.
https://photos.app.goo.gl/GiCB4UZaqTTMVVSNA
Depois de assistir não se esqueçam de responder o questionário. NÃO deixem de fazer a primeira atividade. Quem ainda não fez, faça! Vou dar mais duas semanas de prazo para quem ainda não finalizou, devido a essa confusão com os links, foi erro meu neste caso, desculpem-me.
Vamos agora à atividade desta semana!
---
Olá pessoal, na
atividade desta semana vamos começar a falar um pouco de física propriamente dita. Pra isso, primeiro precisamos entender
que a física trabalha com MEDIDAS. Sim, no fim das contas, a gente vai estar
sempre interessado em determinar ou medir alguma coisa, em termos de alguma
unidade fundamental. Existêm MUITAS unidades de medida na física, então para
gente poder entender um pouco mais da onde surgiu isso tudo, vocês vão fazer o
seguinte:
1º) Assista aos três vídeos abaixo (todos eles estão em
inglês, mas possuem legenda em PT-BR, basta mudar a config. no próprio youtube)
https://www.youtube.com/watch?v=7bUVjJWA6Vw (TED-ed - Por que o sistema métrico é importante)
https://www.youtube.com/watch?v=ZMByI4s-D-Y (O objeto mais redondo do mundo!)
https://www.youtube.com/watch?v=SmSJXC6_qQ8 (Os Estados Unidos estão realmente no Sistema
Internacional?)
https://www.youtube.com/watch?v=Oo0jm1PPRuo (***VIDEO EXTRA - veja se estiver afim de se aprofundar mais sobre o tema) – Como estamos redefinindo o kg?)
https://www.youtube.com/watch?v=Oo0jm1PPRuo (***VIDEO EXTRA - veja se estiver afim de se aprofundar mais sobre o tema) – Como estamos redefinindo o kg?)
2º) Leia o Texto a seguir (publicado em 2017, um pouco antes da conveção que mudou a definição do kg):
Um novo modelo
para os padrões!
Enquanto os EUA continuam obstinados em usar unidades imperiais, como milhas, libras e graus Fahrenheit, a maior parte do mundo concorda que usar unidades que são realmente divisíveis por 10 é uma idéia melhor. O sistema métrico, também conhecido como Sistema Internacional de Unidades (SI), é o sistema mais abrangente e preciso para medir o universo que os humanos desenvolveram.
Enquanto os EUA continuam obstinados em usar unidades imperiais, como milhas, libras e graus Fahrenheit, a maior parte do mundo concorda que usar unidades que são realmente divisíveis por 10 é uma idéia melhor. O sistema métrico, também conhecido como Sistema Internacional de Unidades (SI), é o sistema mais abrangente e preciso para medir o universo que os humanos desenvolveram.
Em 2018, a 26ª Conferência Geral
de Pesos e Medidas se reunirá e provavelmente adotará definições revisadas para
as sete unidades do sistema métrico básico para medição: comprimento, massa,
tempo, temperatura, corrente elétrica, luminosidade e quantidade.
O sistema métrico moderno deve
sua precisão à física de partículas, que possui as ferramentas para investigar
o universo com mais precisão do que qualquer microscópio. Medições feitas por
físicos de partículas podem ser usadas para refinar as definições de unidades
métricas. Em maio, uma equipe de físicos alemães do Physikalisch-Technische
Bundesanstalt fez as medições mais precisas até agora da constante de
Boltzmann, que será usada para definir unidades de temperatura.
Desde que o sistema métrico foi
estabelecido na década de 1790, os cientistas tentaram dar definições cada vez
mais precisas para essas unidades. A próxima atualização definirá todas as
unidades base usando constantes fundamentais do universo derivadas da física de
partículas.
metro (distância):
A partir de 1799, o metro foi
definido por um protótipo, que era apenas uma barra de platina. Os físicos
finalmente perceberam que a distância poderia ser definida pela velocidade da
luz, que foi medida com uma precisão de uma parte em um bilhão usando um
interferômetro (curiosamente, o mesmo tipo de detector que a colaboração LIGO
usou para descobrir ondas gravitacionais). Atualmente, o medidor é definido
como a distância percorrida pela luz (no vácuo) por 1 / 299.792.458 de segundo
e permanecerá efetivamente inalterada em 2018.
quilograma (massa):
Por mais de um século, o
quilograma padrão tem sido um pequeno cilindro de platina-irídio alojado no
Gabinete Internacional de Pesos e Medidas da França. Mas mesmo sua massa
precisa flutua devido a fatores como acúmulo de poeira microscópica. Os
cientistas esperam redefinir o quilograma em 2018, definindo o valor da
constante de Planck. A constante de Planck é a menor quantidade de energia
quantizada possível. Este valor fundamental, representado pela letra h, é
essencial para o cálculo de energias na física de partículas.
segundo (tempo):
Os primeiros segundos foram
definidos como divisões de tempo entre luas cheias. Mais tarde, segundos foram
definidos por dias solares e, eventualmente, o tempo que a Terra levou para
girar em torno do sol. Hoje, os segundos são definidos pelo tempo atômico, que
é preciso para 1 parte em 10 bilhões. O tempo atômico é calculado por períodos
de radiação por átomos, uma medida que depende muito das técnicas de física de
partículas. Um segundo é atualmente definido como 9.192.631.770 períodos de
radiação para um átomo de césio-133 e permanecerá efetivamente inalterado.
Kelvin (temperatura):
Kelvin é a escala de temperatura
que começa no estado mais frio possível da matéria. Atualmente, um kelvin é
definido pelo ponto triplo da água - onde a água pode existir como um sólido,
líquido e gás. O ponto triplo é 273,16 Kelvin, portanto, um único kelvin é 1 /
273,16 do ponto triplo. Mas como a água nunca pode ser completamente pura, as
impurezas podem influenciar o ponto triplo. Em 2018, os cientistas esperam
redefinir o Kelvin definindo o valor da constante de Boltzmann. A constante de
Boltzmann vincula o movimento de partículas em um gás (a energia cinética
média) à temperatura do gás. Denotada pelo símbolo k, a constante de Boltzmann
é onipresente nos cálculos da física que envolvem temperatura e entropia.
ampère (corrente elétrica):
André-Marie Ampère, que é
frequentemente considerado o pai da eletrodinâmica, tem a honra de ter o nome
da unidade básica de corrente elétrica. No momento, o ampère é definido pela
quantidade de corrente necessária para produzir uma força de 2 × 10^−7 newtons
para cada metro entre dois condutores paralelos de comprimento infinito.
Naturalmente, é um pouco difícil encontrar coisas de tamanho infinito;
portanto, a definição proposta é definir amperes pela carga fundamental de uma
partícula. Essa nova definição dependeria da carga do elétron, que será
definido em 1,6021766208 × 10^−19 coloumbs.
candela (luminosidade):
A última das unidades SI de base
a serem estabelecidas, a candela mede a luminosidade - o que normalmente
chamamos de brilho. Os primeiros padrões para a candela usavam um fenômeno da
mecânica quântica chamado "radiação do corpo negro". Esta é a luz que
todos os objetos irradiam em função do calor. Atualmente, a candela é definida
mais fundamentalmente como 1/683 watts por radiano quadrado a uma frequência de
540 × 1012 herz sobre uma determinada área, uma definição que permanecerá
efetivamente inalterada. Difícil!
3º) Após assistir os vídeos e ler o texto, quero que VOCÊ
(individualmente) elabore um texto de até 3 paragrafos como se estivesse
explicando para alguem o que foi discutido nos vídeos e no texto lido. Tente
comentar o que de comum foi discutido nos materiais, como se estivesse
explicando para uma pessoa que não viu os videos nem leu nada sobre assunto!
O texto que vocês elaborarem é para ser postado no Google
Sala de Aula (já criei uma atividade lá, então é só anexar o arquivo ou
escrever diretamente lá!)
Qualquer dúvida, e-mail: marcioprofisica@gmail.com
Qualquer dúvida, e-mail: marcioprofisica@gmail.com
Abraço!
atividade de 20 a 25 de abril
ATIVIDADE DE FÍSICA PRIMEIRO ANO TURMA 101
atividade de 13 a 17 de abril
ATIVIDADE DE FÍSICA PRIMEIRO ANO TURMAS 102,103,104 ,105 E 106
ATIVIDADE DE FÍSICA PRIMEIRO ANO TURMA 101
de 06 a 10 de abril