Atividade de geografia semana de 15 a 26 de junho/2020
Turmas 202, 203, 204 e 205
Professor Márcio Sparremberger
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Atividade de geografia semana de 15 a 26 de junho/2020
Turma 201 Professora Joseane Borges
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Atividades de geografia semana de 01 a 12 de junho
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Atividades da semana de 27 de abril a 01 de maio.
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Atividades da semana de 27 de abril a 01 de maio.
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Atividade semana de 20 a 24 de abril/2020
Prof: Márcio Sparremberger
Atividade EAD de geografia para as turmas 202 203 204 205.
Atividade devera ser realizada no caderno.
-Leia o texto a seguir e discuta com os familiares, procurando:
A) Explicar oque é “globesidade”
B) Relacionar esse fato ( globesidade), destacando o papel das redes internacionais de fast-food e as
multinacionais de alimentos industrializados.
C) Refletir sobre algumas formas de frear o crescimento da obesidade entre a população,
especialmente entre os jovens e destacando qual o papel dos governos e dos cidadãos- consumidores.
Epidemia de “globesidade”
– Estima-se que um quinto da população mundial esteja com excesso de peso. Entre esses, há 300
milhões que são considerados obesos. Pior: esses números têm aumentado nas últimas décadas.
Essas informações abriram a palestra “Atualização da epidemia global de obesidade”, proferida pela
professora Mary Schmidl, do Departamento de Nutrição e Ciência dos Alimentos da Universidade de
Minnesota, nos Estados Unidos. A apresentação fez parte da programação do 8º Simpósio Latino-
Americano de Ciências de Alimentos, realizado no mês passado na Universidade Estadual de Campinas.
A pesquisadora levantou eventuais motivos para explicar o crescimento da epidemia em todo o mundo e
quem seriam os responsáveis. “Inicialmente considerada um mal de países desenvolvidos, hoje a
obesidade tem sido encontrada também nas nações em desenvolvimento, paradoxalmente ao lado da
subnutrição”, disse.
“É uma doença que está em todas as faixas etárias, grupos éticos e classes sociais. Ela também atinge
tanto homens como mulheres. Essa espécie de onipresença motivou a criação do termo ‘globesidade’
(globesity, em inglês)”, contou.
Segundo Mary não há um vilão único para a epidemia. A escalada da obesidade teria muitos
responsáveis, como a indústria alimentícia, políticas públicas, escolas, restaurantes, comunidades, pais e
os próprios indivíduos.
A pesquisadora apontou exemplos. A indústria e os comerciantes de alimentos estariam habituando os
consumidores a porções cada vez maiores. Garrafas de refrigerante, hambúrgueres, pacotes de
salgadinhos, caixas de cereais, entre outros produtos industrializados, têm aumentado de tamanho nos
Estados Unidos desde a década de 1970.
O mesmo ocorreu com os restaurantes. “A porção recomendada de batatas fritas por pessoa é de cerca
de seis unidades (palito) por dia e a porção que estamos servindo é essa”, disse ao apontar a foto de um
prato com cerca de 500 gramas de fritas, comum nos restaurantes norte-americanos.
Os países em desenvolvimento, como o Brasil, não ficam de fora. Segundo a professora da Universidade
de Minnesota, os países emergentes representam os mercados mais promissores para as indústrias de
refrigerantes, por exemplo, cujas vendas se encontram estabilizadas nos países mais ricos.
Os governos também têm a sua parte de culpa. As políticas públicas teriam muito ainda a avançar. Uma
ideia é sobretaxar alimentos menos saudáveis e estimular o consumo de vegetais. “Se o governo
estipulasse um imposto de US$ 0,01 para cada onça (28,3 gramas) de refrigerante vendido, só na cidade
de Nova York seriam arrecadados US$ 1,2 bilhão por ano”, disse.
A pesquisadora também coloca parte da responsabilidade nos próprios consumidores. Segundo ela, cada
um teria que ter um compromisso com a sua saúde, não só procurando melhorar a qualidade e adequar a
quantidade dos alimentos consumidos como também criar hábitos de fazer exercícios físicos.
“Precisamos dar cerca de 10 mil passos por dia. Parece muito, mas não é”, disse. Pelos mesmos motivos,
as comunidades também são culpadas pelo sobrepeso de seus integrantes. Bairros, clubes, igrejas e
outras associações deveriam estimular a prática de exercícios físicos de modo a auxiliar na criação de uma
cultura saudável.
Os resultados das pesquisas feitas pela cientista também sugerem outras soluções, como fazer
campanhas focadas nas crianças, que têm alto grau de influência sobre os pais.
Mary também propõe a rotulagem de alimentos explicitando a sua caloria e composição nutricional (o
que já ocorre no Brasil) e a proibição das máquinas automáticas de guloseimas, que são mais comuns nos
Estados Unidos. Para ela, essas máquinas deveriam vender somente água mineral, um produto cujo
consumo, segundo ela, deveria ser mais incentivado de maneira geral.
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ATIVIDADE DE GEOGRAFIA - T 201 - PROF°. JOSIANE BORGES
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Turmas 202, 203, 204 e 205
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Atividade semana de 20 a 24 de abril/2020
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Atividade EAD de geografia para as turmas 202 203 204 205.
Atividade devera ser realizada no caderno.
-Leia o texto a seguir e discuta com os familiares, procurando:
A) Explicar oque é “globesidade”
B) Relacionar esse fato ( globesidade), destacando o papel das redes internacionais de fast-food e as
multinacionais de alimentos industrializados.
C) Refletir sobre algumas formas de frear o crescimento da obesidade entre a população,
especialmente entre os jovens e destacando qual o papel dos governos e dos cidadãos- consumidores.
Epidemia de “globesidade”
– Estima-se que um quinto da população mundial esteja com excesso de peso. Entre esses, há 300
milhões que são considerados obesos. Pior: esses números têm aumentado nas últimas décadas.
Essas informações abriram a palestra “Atualização da epidemia global de obesidade”, proferida pela
professora Mary Schmidl, do Departamento de Nutrição e Ciência dos Alimentos da Universidade de
Minnesota, nos Estados Unidos. A apresentação fez parte da programação do 8º Simpósio Latino-
Americano de Ciências de Alimentos, realizado no mês passado na Universidade Estadual de Campinas.
A pesquisadora levantou eventuais motivos para explicar o crescimento da epidemia em todo o mundo e
quem seriam os responsáveis. “Inicialmente considerada um mal de países desenvolvidos, hoje a
obesidade tem sido encontrada também nas nações em desenvolvimento, paradoxalmente ao lado da
subnutrição”, disse.
“É uma doença que está em todas as faixas etárias, grupos éticos e classes sociais. Ela também atinge
tanto homens como mulheres. Essa espécie de onipresença motivou a criação do termo ‘globesidade’
(globesity, em inglês)”, contou.
Segundo Mary não há um vilão único para a epidemia. A escalada da obesidade teria muitos
responsáveis, como a indústria alimentícia, políticas públicas, escolas, restaurantes, comunidades, pais e
os próprios indivíduos.
A pesquisadora apontou exemplos. A indústria e os comerciantes de alimentos estariam habituando os
consumidores a porções cada vez maiores. Garrafas de refrigerante, hambúrgueres, pacotes de
salgadinhos, caixas de cereais, entre outros produtos industrializados, têm aumentado de tamanho nos
Estados Unidos desde a década de 1970.
O mesmo ocorreu com os restaurantes. “A porção recomendada de batatas fritas por pessoa é de cerca
de seis unidades (palito) por dia e a porção que estamos servindo é essa”, disse ao apontar a foto de um
prato com cerca de 500 gramas de fritas, comum nos restaurantes norte-americanos.
Os países em desenvolvimento, como o Brasil, não ficam de fora. Segundo a professora da Universidade
de Minnesota, os países emergentes representam os mercados mais promissores para as indústrias de
refrigerantes, por exemplo, cujas vendas se encontram estabilizadas nos países mais ricos.
Os governos também têm a sua parte de culpa. As políticas públicas teriam muito ainda a avançar. Uma
ideia é sobretaxar alimentos menos saudáveis e estimular o consumo de vegetais. “Se o governo
estipulasse um imposto de US$ 0,01 para cada onça (28,3 gramas) de refrigerante vendido, só na cidade
de Nova York seriam arrecadados US$ 1,2 bilhão por ano”, disse.
A pesquisadora também coloca parte da responsabilidade nos próprios consumidores. Segundo ela, cada
um teria que ter um compromisso com a sua saúde, não só procurando melhorar a qualidade e adequar a
quantidade dos alimentos consumidos como também criar hábitos de fazer exercícios físicos.
“Precisamos dar cerca de 10 mil passos por dia. Parece muito, mas não é”, disse. Pelos mesmos motivos,
as comunidades também são culpadas pelo sobrepeso de seus integrantes. Bairros, clubes, igrejas e
outras associações deveriam estimular a prática de exercícios físicos de modo a auxiliar na criação de uma
cultura saudável.
Os resultados das pesquisas feitas pela cientista também sugerem outras soluções, como fazer
campanhas focadas nas crianças, que têm alto grau de influência sobre os pais.
Mary também propõe a rotulagem de alimentos explicitando a sua caloria e composição nutricional (o
que já ocorre no Brasil) e a proibição das máquinas automáticas de guloseimas, que são mais comuns nos
Estados Unidos. Para ela, essas máquinas deveriam vender somente água mineral, um produto cujo
consumo, segundo ela, deveria ser mais incentivado de maneira geral.
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Atividade
EAD de geografia para as turmas 202 203 204 205.
Prof Márcio
Prof Márcio
Atividades
da semana de 13 a 17 de abril/2020
Atividade
devera ser realizada no caderno.
Tipos
de capitalismo: Financeiro e comercial, industrial e informacional
O
que é capitalismo e quais os principais tipos, como o informacional,
industrial, comercial e financeiro. Quais são suas principais
características de cada um, como eles surgiram e como funcionam.
O
capitalismo pode ser visto como uma ideologia ou um sistema onde o
capital é que concentra a ideia da propriedade privada e os meios de
produção como fonte de obtenção do lucro.
Esta
me parece uma ótima definição, pois é exatamente a partir do
ponto de vista econômico e também político que ele deve ser visto,
uma vez que o mercado de capitais é livre, mas os governos exercem
poder político para regular as atividades produtivas, com taxação
de impostos, protecionismo de mercado e outros instrumentos
reguladores.
Mas
o assunto precisa ser melhor analisado e para isso, uma das formas é
tentar dividir em categorias ou tipos, já que isso é possível. Uma
das possíveis divisões pode ser feita em: comercial, industrial,
financeiro e informacional.
Capitalismo
comercial
O
Capitalismo comercial surgiu no final do feudalismo, em torno de 1500
d.c. com as grandes navegações e expansões marítimas, são suas
principais características: a busca pelo lucro, uso de mão-de-obra
escrava ou assalariada, substituição do modelo de troca pala
utilização de moeda, fortalecimento da burguesia e desigualdade
social.
Capitalismo
industrial
O
Capitalismo industrial teve início com a revolução industrial indo
do século XVIII até meados do século XIX com a segunda revolução
industrial, suas principais características são: geração de renda
a partir das atividades industriais (principalmente tecelagens),
exploração da mão-de-obra assalariada, avanço nos meios de
produção com o uso de carvão como fonte de energia e ferro como
matéria prima, crescimento desordenado das cidades e êxodo rural.
Capitalismo
financeiro
O
Capitalismo financeiro surgiu no século XIX e está diretamente
ligado a com o crescimento econômico que se deu principalmente pela
divisão das empresas em ações e pela união entre o capital
industrial e o capital bancário. Suas características são: forte
presença de empresas monopolizadas, procura do lucro expressivos no
mercado financeiro, fortalecimento do sistema de empréstimos e
financiamentos, da bolsa de valores, aumento da importância dos
bancos no cotidiano das pessoas e das empresas, aumento da
especulação financeira nos mercados. A atividade bancária é
extremamente forte no mundo e no Brasil não é diferente.
Capitalismo
informacional
O
início do capitalismo informacional é motivo de controvérsia, mas
ele corresponde ao período econômico e social que estamos vivendo,
é marcado pelo avanço das tecnologias da informação, da
globalização, está centrado no conhecimento e na gestão dele.
Suas características são: a relevância dos computadores em
especial aos conectados a internet, a utilização de mão-de-obra
especializada e qualificada, valorização de empresas que fornecem
conhecimento conectados a expansão tecnológica (computadores,
smartphones, videogames, notebooks, softwares, aplicativos, mídias
sociais, etc), crescimento da dependência tecnológica.
Exercícios:
1)
Quais são as fases do Capitalismo?
2)
Quais as principais características do Capitalismo Comercial?
3)
Quais as principais características do Capitalismo Industrial?
4)
Quais as principais características do Capitalismo Financeiro?
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ATIVIDADE DE GEOGRAFIA - T 201 - PROF°. JOSIANE BORGES
Caro aluno (a), o texto abaixo é
referente ao primeiro conteúdo do 1° trimestre. Portanto, DEVE ser
copiado, com capricho e cuidado, no caderno. Será retomado em aula
(presencial) com explicação.
DESENVOLVIMENTO DO CAPITALISMO NO MUNDO
O capitalismo é um sistema econômico que
se expandiu econômica e territorialmente: o primeiro foi o
colonialismo, depois o imperialismo e nos dias atuais, a
globalização. Com o tempo, sobrepôs-se a outros sistemas de
produção, até se tornar hegemônico. Por conta do seu processo de
expansão e desenvolvimento, o capitalismo divide-se em quatro
etapas:
- Capitalismo comercial
- Capitalismo industrial
- Capitalismo financeiro
- Capitalismo informacional
CAPITALISMO COMERCIAL
|
CAPITALISMO INDUSTRIAL
|
CAPITALISMO FINANCEIRO
|
CAPITALISMO INFORMACIONAL
|
Dúvidas, enviar para o e-mail abaixo:
josyanegeo@gmail.com
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ATIVIDADE DE GEOGRAFIA- 2° ANO- PROF°. JOSIANE BORGES - Turma 201
Atividade para semana do dia 06 a 10 de abril/2020
VAMOS
RECORDAR: REVISÃO DE CONTEÚDO
Caro aluno (a), as questões
abaixo DEVERÃO ser transcritas para o caderno e DEVIDAMENTE respondidas,
valendo como atividade em aula. Lembrando que as atividades em aula serão,
posteriormente, conferidas e pontuadas conforme o combinado.
Com base no que foi
estudado em geografia ano passado e tendo como material de apoio seu caderno de
2019 ou livro de geografia, copie e responda as perguntas em seu caderno de
aula (geografia).
Questão 1 – Faça a definição do que é espaço geográfico e
aponte seus principais componentes.
Questão 2 - Quais são os dois grandes
transformadores do espaço geográfico?
Questão 3 – Sobre os movimentos dos astros, explique a
diferença entre os sistemas geocêntrico e heliocêntrico.
Questão 4 – O que acontece com os astros quando eles
atingem o afélio e o perifélio?
Questão 5 – O que acontece com o planeta quando ele
atinge o equinócio e solstício?
Questão 6 – Quais são as zonas climáticas do planeta e
por que isso acontece?
Questão 7 –O que acontece com as moléculas de ar com a
pressão atmosférica?
Questão 8 – Quais são as camadas da atmosfera? Em qual
camada fica localizada a camada de ozônio?
Questão 9 – Explique a diferença entre tempo e clima.
Questão 10 – De que forma a vegetação atua como um fator
climático dentro do planeta?
OBSERVAÇÃO: A correção das questão irá acontecer no
retorno das aulas presenciais.
Dúvidas, enviar para o e-mail abaixo:
josyanegeo@gmail.com
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Semana de 06 a 10 de
abril. Profº Márcio
Atividade EAD de geografia para as
turmas 202, 203, 204 e 205.
Por
uma Globalização mais humana"
Texto do livro "O País Distorcido", da
Publifolha, que reúne textos publicados pelogeógrafo Milton Santos na Folha de
S.Paulo de 1981 até sua morte em 2001.
A globalização é o estágio
supremo da internacionalização. O processo de intercâmbio entre países, que
marcou o desenvolvimento do capitalismo desde o período mercantil dos séculos
17 e 18, expande-se com a industrialização, ganha novas bases com a grande indústria,
nos fins do século 19, e, agora, adquire mais intensidade, mais amplitude e
novas feições. O mundo inteiro torna-se envolvido em todo tipo de troca:
técnica, comercial, financeira, cultural.
Graças às novas técnicas, a
informação pode se difundir instantaneamente por todo o planeta, e o
conhecimento do que se passa em um lugar é possível em todos os pontos da
Terra.
Num mundo assim
transformado, todos os lugares tendem a tornar-se globais, e o que acontece em
qualquer ponto do ecúmeno (parte habitada da Terra) tem relação com o acontece
em todos os demais.
Daí a ilusão de vivermos num
mundo sem fronteiras, uma aldeia global. Na realidade, as relações chamadas
globais são reservadas a um pequeno número de agentes, os grandes bancos e
empresas transnacionais, alguns Estados, as grandes organizações
internacionais.
Infelizmente, o estágio
atual da globalização está produzindo ainda mais desigualdades. E, ao contrário
do que se esperava, crescem o desemprego, a pobreza, a fome, a insegurança do
cotidiano, num mundo que se fragmenta e onde se ampliam as fraturas sociais.
O mundo parece, agora, girar
sem destino. É a chamada globalização perversa. Ela está sendo tanto mais
perversa porque as enormes possibilidades oferecidas pelas conquistas
científicas e técnicas não estão sendo adequadamente usadas.
a) Explique, com suas
palavras, o que o autor quis dizer com a afirmação: "O mundo inteiro
torna-se envolvido em todo tipo de troca: técnica, comercial, financeira e
cultural".
b) Cite algum problemas que
o texto apresenta em ralação à globalização?
c) O autor revela um
importante conceito para a globalização: a globalização perversa. O que isso
quer dizer?
d) O autor afirma que:
"Na realidade, as relações chamadas globais são reservadas a um pequeno
número de agentes, os grandes bancos e empresas transnacionais, alguns Estados
e as grandes organizações internacionais". Cite alguma organização
internacional importante para o processo atual de globalização?