Pular para o conteúdo principal

2° Médio Biologia


Atividade de 6 a 10 de abril de 2020

BIOLOGIA - Turmas 201 e 202

Prof. Leonardo S. Soares

Olá, a atividade dessa semana será sobre o conteúdo:INTRODUÇÃO AO ESTUDO DOS SERES VIVOS E FORMAS DE CLASSIFICAÇÃO.

1º Você deverá assistir as vídeo aulas dos links a baixo e prestar bastante atenção e se necessário fazer anotações em seu caderno de biologia.
                2ª Se achar necessário faça mais pesquisas na internet sobre o assunto do conteúdo.
                3º Para verificar o que você conseguiu compreender do conteúdo, proponho que faça a atividade a baixo numerando, copiando e respondendo as questões no seu caderno de ciências. Bons estudos.

ATIVIDADE
1 – Escreva o conceito de classificação.
2 – Explique a importância de se classificar os seres vivos.
3 – Faça uma comparação dos critérios empregados nos sistemas artificiais de classificação com os empregados no sistema natural de classificação dos seres vivos.
4 – Escreva o conceito de espécie segundo a definição de Lineu e segundo o conceito biológico.
5 –Relacione, em ordem hierárquica, as categorias taxonômicas estabelecidas inicialmente por Lineu e estabelecidas posteriormente e que permanecem até hoje.

ATENÇÃO
                Na semana que vem (13 até 17 de abril) a atividade será a continuação desta, ou seja serão mais algumas questões sobre o mesmo conteúdo, pois este é de suma importancia ser bem trabalhado para que o restante dos conteúdos possam ser mais facilmente compreendidos.




Atividade de 13 a 17 de abril de 2020

BIOLOGIA - Turmas 201 e 202
Prof. Leonardo S. Soares


Olá, como foi na primeira atividade? Espero que tenha conseguido compreender as vídeo aulas e alguma ou outra litura que tenha que ter feito.
                Como combinamos na semana passada, essa semana será a continuação da aula anterior, visto que o conteúdo abordado pede uma dedicação especial.
                Logo a baixo, vou deixar novamente o link das vídeo aulas para poder assistir caso ache necessário.
                2ª Se achar necessário faça mais pesquisas na internet sobre o assunto do conteúdo.
                3º Para verificar o que você conseguiu compreender do conteúdo, proponho que faça a atividade a baixo numerando, copiando e respondendo as questões no seu caderno de ciências. Bons estudos.

ATIVIDADE

6 – Explique o sistema binominal de nomenclatura dos seres vivos.
7 – Com base em sua explicação de como devem ser os nomes científicos, comente a seguinte frase: “O nome científico da espécie humana é Homo sapiens. Isso significa que o nome do gênero é Homo e da espécie é sapiens
8 – Faça um comentário das vantagens de se usarem nomes científicos para a designação dos seres vivos.
9 – Diga por que os vírus não são incluídos nesse sistema de classificação.
10 – Construa em seu caderno um resumo dos cinco reinos e coloque o nome de pelo menos um representante de cada.


Atividade de 20 a 24 de abril de 2020

BIOLOGIA - Turmas 201 e 202
Prof. Leonardo S. Soares


Olá, como estão?

Pessoal os seres vivos estão classificados para que possamos melhor compreendê-los, a baixo estão dois links, o primeiro trata da classificação no modelo, digamos, mais antigo, o modelo dos cinco reinos, o link seguinte aborda a forma de classificação mais moderna, o modelo dos três domínios.

ATIVIDADE
1º Assista o primeiro vídeo e depois o segundo
2º Em seu caderno de Biologia estabeleca as diferenças entre os dois modelos de classificação
3º Ainda em seu caderno de Biologia, construa uma árvore filogenética com o modelo dos cinco reino e outra como o modelo dos três domínios, colocando um exemplo de ser vivo para cada reino e para cada domínio.

Bons estudos!!!


Atividade de 27/04 a 01/05 de 2020

BIOLOGIA - Turmas 201 e 202 - Prof. Leonardo S. Soares

Atividade da Semana: CLIQUE AQUI


Atividade de 01 a 12 de junho de 2020

BIOLOGIA - Turmas 201 e 202 - Prof. Leonardo S. Soares


Atividade de 15 a 26 de junho de 2020

BIOLOGIA - Turmas 201 e 202 - Prof. Leonardo S. Soares

Postagens mais visitadas deste blog

COMUNICADO: A partir de 1º de julho estaremos trocando de plataforma. Nossas aulas a contar desta data estarão sendo postadas no  Google Classroom.  Lembre-se que você deve entrar com o seu email educar. Os professores conselheiros estarão enviando um horário para os encontros online com os professores.  Esteja atento ao grupo da sua turma no watts. Atenciosamente. Coordenação da Escola Estadual Farroupilha
Aviso: Solicitamos a todos os estudantes que estejam realizando estágio que enviem para escola cópia do seu Contrato de Estágio, através do e-mail farroupilha28cre@educacao.rs.gov.br até o dia 15 de agosto. Motivo: Atualização de informação dos estudantes da Escola. Atenciosamente: Equipe Diretiva 
Comunicado aos alunos da Escola Farroupilha: Conforme orientações da Coordenadoria Estadual de Educação, as atividades realizadas até o dia 30 de abril deverão ser enviadas para o e-mail do professor a fim de promover a correção e a freqüência. Prazo de Envio: até o dia 05 de junho de 2020. Forma de Envio : Pela internet, para o e -mail do professor da disciplina, devidamente identificados (nome completo, turma e disciplina). Formato dos Arquivos: PDF, JPG ou WORD Obs: Caso o professor não tenha disponibilizado o e-mail no blog, encaminhar para:   escolafarroupilhaestadual@gmail.com , nos mesmos critérios solicitados acima.