Atividades de história semana de 15 a 26 de junho.
Professora Vanice.
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Atividades de História 7º ano - semana de 01 a 12 de junho.
Prof. Vanice.
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Atividades da semana de 27 de abril a 01 maio/2020
Disciplina História
7º ano - Turmas 71 e 72
7º ano - Turmas 71 e 72
Professora: Vanice
Telefone 51-984465445 (caso tenha dúvida)
Continuar as atividades encaminhadas na semana de 20 a 24 de abril.
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Atividade de 20 a 24 de abril/2020
Clique aqui: História 7º ano- professora Vanice
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Disciplina: História
Atividades semana de 13 a 17 de abril/2020
Atividades semana de 13 a 17 de abril/2020
7º ano - Turmas 71 e 72
Professora: Vanice
Telefone 51-984465445 (caso tenha dúvida)
Há muitos sítios arqueológicos da civilização maia, identificados e pesquisados. Conheça mais sobre a civilização maia fazendo uma visita virtual aos sítios arqueológicos mais frequentados. São eles: Palenque, Yaxchilan, Chichén-Itzá, Bonampak, Calakmul, Tortuguero, Tulum e Uxmal. Na Guatemala temos locais como El Mirador, Kaminaljuyu, Quirigua e Tikal, em Belize, é possível visitar Altun Ha e El Caracol; em Honduras, pode-se conhecer Copán; e, em El salvador em, a localidade de Tazumal.
Escolha e pesquise sobre um desses sítios arqueológicos maias e escreva um texto sobre suas descobertas.
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Disciplina:
História
7º
ano turmas 71 e 72
Professora:
Vanice
Telefone
51-984465445 (caso tenha dúvida)
Questão
01- Leia o texto para responder as questões
A
sociedade romana
“Duas
grandes divisões mantiveram-se essenciais para os romanos: sempre
houve cidadãos e não cidadãos livre e não livres. Os livre eram
divididos em dois grupos, aqueles de nascimento livre e os libertos,
ou ex-escravos alforriados. Os livres de nascimento podiam ser
cidadãos romanos ou não cidadãos, tendo os cidadãos direitos que
não estavam disponíveis para outros. Não cidadãos de nascimento
livre podiam […] receber cidadania romana. Assim […] um escravo
podia deixar de ser escravo e tornar-se livre e um não cidadão
podia tornar-se cidadão.[...] De modo geral , pode-se dizer que
sempre houve possibilidade de mudar de posição na sociedade romana,
mas em toda história de Roma, sempre houve dois grandes grupos
sociais: as classes subalternas e as classes altas, ou pessoas de
pouca posse e aquelas com muitos recursos”
FUNARI,
pedro Paulo, Grécia e Roma São Paulo: contexto, 2001. p 94-96
a)
Em Roma todo homem livre era cidadão?Justifiquem sua resposta
b)
Todos não cidadão era escravo?
c)
Um escravo e um não cidadão teriam sempre a mesma condição
social? Justifiquem
d)
Todo cidadão era romano?
e)
Qual divisão social predominava em Roma?
Questão
02- Analise este discurso e
responda:
Os
pobres da Itália
''
Os animais selvagens espalhados pela Itália têm, cada um, seu
buraco, seu antro, seu covil; e aqueles que combatem e morrem pela
Itália só têm o ar e a luz: nada mais. Sem casa, sem morada fixa,
perambulam com suas mulheres e filhos.”
Discurso
de Tibério Graco. Citado em Coletânea de documentos históricos
para o 1º grau. 5ª a 8ª séries. São Paulo: SE/Cenp, 1980
p65.
a)
Quem é o autor desse discurso?Que cargo ele ocupou?
b)
Quem são os “animais selvagens” e os que “combatem pela
Itália?”
c)
Que problema social é abordado no discurso?
d)
Que solução foi proposta pelo autor?
e)
Que destino teve o autor dessa proposta?