Atividades de Sociologia semana de 15 a 26 de junho/2020
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Atividade Sociologia Primeiros anos semana de 01 a 12 de junho.
ATIVIDADES: Clique aqui:
Veja o vídeo.
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Atividade de Sociologia Primeiros anos Semana de 27/04 a 01/05
Caro(a) aluno(a)!!!
Releia o texto enviado na semana passada que trata sobre o surgimento da sociologia e as modificações que estavam acontecendo no mundo naquele momento.
Assista a vídeo aula (link abaixo).
Após responda no caderno a seguinte pergunta: O que você entende por analisar a sociedade em que vivemos através de um pensamento racional?
Clique aqui:https://youtu.be/i2uztouJZBY
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Clique aqui: Atividades sociologia primeiros anos semana de 20 a 24 de abril.
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Atividades
Sociologia Primeiros anos ensino médio (turmas 101, 102, 103, 104,
105 e 106)
Semana
de 13 a 17 de abril/2020
Professora
Maria Antônia
Fone -51 -981860121
(caso tenha dúvida)
Caro aluno!! Texto de introdução ao nosso conteúdo do 1º trimestre
Ler
e Copiar o texto no caderno, caso tenha possibilidade, poderá
imprimir e colar no caderno.
Surgimento
das Ciências Sociais
– A sociologia surgiu como um corpo de ideias a respeito do
processo de constituição, consolidação e desenvolvimento da
sociedade moderna.
Como
todas as ciências não é fruto de uma mente iluminada,
constituindo-se com base em conhecimento sobre a natureza e a
sociedade que se desenvolveram a partir do século XIV, acompanhando
as mudanças que marcaram a transformação da sociedade feudal e a
constituição da sociedade capitalista.
A
EXPANSÃO MARÍTIMA
Com
a circum-navegação da África o descobrimento da rota para as
Índias e para a América a concepção de mundo dos europeus se
ampliou consideravelmente, com um mundo muito mais vasto, contato com
outros povos, outras culturas e outros modos de explicar os
fenômenos.
-Foram
instaladas colônias (África, Ásia, América)
-Expandiu-se
o comércio de mercadorias (sedas, especiarias, produtos tropicais).
-Exploração
de metais preciosos e mão-de-obra escrava
Estas
ações deram grande impulso para o acúmulo de capitais pelos
grandes comerciantes.
A
CONSTITUIÇÃO DO ESTADO MODERNO
As
mudanças ocorridas na economia também fizeram ocorrer mudanças na
política:
-A
formação dos estados nacionais
-Centralização
da Justiça com um sistema jurídico
-Centralização
das forças armadas, com exército permanente
-Aparato
burocrático hierarquizado
-Sistema
de cobrança de impostos
*
Tudo sob um único comando
A
REFORMA PROTESTANTE
No
século XVI houve um movimento conhecido como reforma protestante. Os
reformistas protestavam contra as condutas do clero, questionavam a
autoridade do papa. Promoviam a valorização do indivíduo e
pregavam a livre leitura das escrituras sagradas.
Referências:
Martim Lutero, João Calvino
DESENVOLVIMENTO
CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO
Novas
formas de se relacionar com as coisas sagradas foi acompanhada de uma
nova forma de analisar o universo. A razão passou a ser essencial
para conhecer o mundo.
As
pessoas passaram a ser livres para julgar, avaliar, emitir opiniões.
Estas
mudanças não vieram de forma rápida e nem sem enfrentamento com o
poder instituído. O processo de inquisição foi, por exemplo, uma
forma de impedir o desenvolvimento do pensamento racional. As pessoas
já não se submetiam a autoridade “divina”.
Referências:
Nicolau Maquiavel, Galileu Galilei, Francis Bacon, René Descartes.
REVOLUÇÃO
FRANCESA
A
ideia de liberdade, igualdade e fraternidade, a importância das
liberdades individuais, novas formas de organização política, a
exigência de representação popular.
Questionamento
do poder do rei e levando uma nova classe ao poder; a burguesia.
Toda
esta efervecência cultural, política, econômica e social foi
analisada e vivida por grandes pensadores como: Saint Simon, Augusto
Comte, karl Marx, Emile Durkheim e Max Weber, entre outros.
Ciências
Sociais-
Área do conhecimento formada por três disciplinas, principalmente;
Antropologia, Sociologia e Ciência política. Em conjunto elas
buscam compreender a realidade e propor soluções para os inúmeros
conflitos sociais contemporâneos. Ainda que na prática a divisão
entre as três ciências não seja rigorosa, por convenção a
antropologia prioriza os fenômenos culturais, a ciência política
as relações de poder e as instituições políticas;e a sociologia
a análise das relações e as estruturas sociais.
A
partir do século XVII os fenômenos sociais passam a ser vistos como
construção humana portanto passíveis de mudança, de
interferência, as condições que as pessoas viviam não era mais
visto como destino.
SENSO
COMUM
Compreende
o conjunto de saberes e práticas produzidos com base em experiência
concreta das sociedades humanas. É construído pela observação e
pelo aprendizado diante dos fenômenos cotidianos. É transmitido
socialmente através do tempo dentro de uma ou mais coletividade.
CIÊNCIA
Estudo sistemático e metódico dos diferentes fenômenos naturais
ou sociais. É realizado a partir da seleção de um objeto de
pesquisa que é analisado por meio de um conjunto de técnicas de
investigação e procedimentos de verificação aprovados
coletivamente por um grupo de profissionais da área de conhecimento
em questão. É considerada atualmente a maneira mais adequada de
produção de conhecimento sobre a realidade.
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Atividades Sociologia Primeiros Anos semana de 06 a 10 de abril/2020
Turmas
101,102,103,104,105 e 106
Professora
Maria Antônia
e-mail
sanguilima1963@gmail.com
Fone
51- 981860121 (caso tenham dúvida)
Caros(as)
Alunos(as), muitos de vocês eu ainda não conheci, mas devido as
circunstâncias vamos iniciar nossas primeiras atividades a
distância.
Duas
palavras vão nos acompanhar nos três anos do ensino médio
NATURALIZAÇÃO
ESTRANHAMENTO
Ou
seja, nas sociedades humanas nada é natural tudo foi construído
através das relações que se estabeleceram entre as pessoas ao
longo da história.
Nosso
primeiro contato com o mundo é dentro de nossa família.
Como
diz Paulo Freire “...a leitura do mundo precede a leitura da
palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da
continuação da leitura daquele. Linguagem e realidade se prendem
dinamicamente...”
Ou
seja, antes de saber escrever mãe ou mesa já sabemos o que
significam estas palavras.
Atividade
a ser realizada:
Escrever
um relato com o título: “Como
aprendi a ler”
O
aluno deve buscar suas lembranças dos primeiros momentos em que a
leitura de mundo se transformou em leitura da palavra, ou seja como
aprendeu a ler.
Observação:
o texto deve ser feito a mão, com letra legível, deve ter no mínimo
20 linhas e deve ser entregue no retorno as aulas.
Bom trabalho!