Pular para o conteúdo principal

1° Médio Sociologia



Atividades de Sociologia semana de 15 a 26 de junho/2020
CLIQUE AQUI:





Atividade Sociologia Primeiros anos semana de 01 a 12 de junho.

ATIVIDADES: Clique aqui:


Veja o vídeo.








___________________________________

Atividade de Sociologia Primeiros anos Semana de 27/04 a 01/05

Caro(a)  aluno(a)!!!

Releia o texto enviado na semana passada que trata sobre o surgimento da sociologia e as modificações que estavam acontecendo no mundo naquele momento.
Assista a vídeo aula (link abaixo).
Após responda no caderno a seguinte pergunta:  O que você entende por analisar a sociedade em que vivemos através de um pensamento racional? 


Clique aqui:https://youtu.be/i2uztouJZBY



____________________________


Clique aqui: Atividades sociologia primeiros anos semana de 20 a 24 de abril.







_______________________________

Atividades Sociologia Primeiros anos ensino médio (turmas 101, 102, 103, 104, 105 e 106)

Semana de 13 a 17 de abril/2020

Professora Maria Antônia

Fone -51 -981860121 (caso tenha dúvida)

Caro aluno!! Texto de introdução ao nosso conteúdo do 1º trimestre 

Ler e Copiar o texto no caderno, caso tenha possibilidade, poderá imprimir e colar no caderno.


Surgimento das Ciências Sociais – A sociologia surgiu como um corpo de ideias a respeito do processo de constituição, consolidação e desenvolvimento da sociedade moderna.
Como todas as ciências não é fruto de uma mente iluminada, constituindo-se com base em conhecimento sobre a natureza e a sociedade que se desenvolveram a partir do século XIV, acompanhando as mudanças que marcaram a transformação da sociedade feudal e a constituição da sociedade capitalista.

A EXPANSÃO MARÍTIMA
Com a circum-navegação da África o descobrimento da rota para as Índias e para a América a concepção de mundo dos europeus se ampliou consideravelmente, com um mundo muito mais vasto, contato com outros povos, outras culturas e outros modos de explicar os fenômenos.
-Foram instaladas colônias (África, Ásia, América)
-Expandiu-se o comércio de mercadorias (sedas, especiarias, produtos tropicais).
-Exploração de metais preciosos e mão-de-obra escrava
Estas ações deram grande impulso para o acúmulo de capitais pelos grandes comerciantes.

A CONSTITUIÇÃO DO ESTADO MODERNO
As mudanças ocorridas na economia também fizeram ocorrer mudanças na política:
-A formação dos estados nacionais
-Centralização da Justiça com um sistema jurídico
-Centralização das forças armadas, com exército permanente
-Aparato burocrático hierarquizado
-Sistema de cobrança de impostos
* Tudo sob um único comando

A REFORMA PROTESTANTE
No século XVI houve um movimento conhecido como reforma protestante. Os reformistas protestavam contra as condutas do clero, questionavam a autoridade do papa. Promoviam a valorização do indivíduo e pregavam a livre leitura das escrituras sagradas.
Referências: Martim Lutero, João Calvino

DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO
Novas formas de se relacionar com as coisas sagradas foi acompanhada de uma nova forma de analisar o universo. A razão passou a ser essencial para conhecer o mundo.
As pessoas passaram a ser livres para julgar, avaliar, emitir opiniões.
Estas mudanças não vieram de forma rápida e nem sem enfrentamento com o poder instituído. O processo de inquisição foi, por exemplo, uma forma de impedir o desenvolvimento do pensamento racional. As pessoas já não se submetiam a autoridade “divina”.
Referências: Nicolau Maquiavel, Galileu Galilei, Francis Bacon, René Descartes.

REVOLUÇÃO FRANCESA
A ideia de liberdade, igualdade e fraternidade, a importância das liberdades individuais, novas formas de organização política, a exigência de representação popular.
Questionamento do poder do rei e levando uma nova classe ao poder; a burguesia.
Toda esta efervecência cultural, política, econômica e social foi analisada e vivida por grandes pensadores como: Saint Simon, Augusto Comte, karl Marx, Emile Durkheim e Max Weber, entre outros.


Ciências Sociais- Área do conhecimento formada por três disciplinas, principalmente; Antropologia, Sociologia e Ciência política. Em conjunto elas buscam compreender a realidade e propor soluções para os inúmeros conflitos sociais contemporâneos. Ainda que na prática a divisão entre as três ciências não seja rigorosa, por convenção a antropologia prioriza os fenômenos culturais, a ciência política as relações de poder e as instituições políticas;e a sociologia a análise das relações e as estruturas sociais.

A partir do século XVII os fenômenos sociais passam a ser vistos como construção humana portanto passíveis de mudança, de interferência, as condições que as pessoas viviam não era mais visto como destino.

SENSO COMUM Compreende o conjunto de saberes e práticas produzidos com base em experiência concreta das sociedades humanas. É construído pela observação e pelo aprendizado diante dos fenômenos cotidianos. É transmitido socialmente através do tempo dentro de uma ou mais coletividade.


CIÊNCIA Estudo sistemático e metódico dos diferentes fenômenos naturais ou sociais. É realizado a partir da seleção de um objeto de pesquisa que é analisado por meio de um conjunto de técnicas de investigação e procedimentos de verificação aprovados coletivamente por um grupo de profissionais da área de conhecimento em questão. É considerada atualmente a maneira mais adequada de produção de conhecimento sobre a realidade.     




__________________________________


Atividades Sociologia Primeiros Anos semana de 06 a 10 de abril/2020
Turmas 101,102,103,104,105 e 106
Professora Maria Antônia
Fone 51- 981860121 (caso tenham dúvida)


Caros(as) Alunos(as), muitos de vocês eu ainda não conheci, mas devido as circunstâncias vamos iniciar nossas primeiras atividades a distância.

Duas palavras vão nos acompanhar nos três anos do ensino médio

NATURALIZAÇÃO
ESTRANHAMENTO

Ou seja, nas sociedades humanas nada é natural tudo foi construído através das relações que se estabeleceram entre as pessoas ao longo da história.


Nosso primeiro contato com o mundo é dentro de nossa família.

Como diz Paulo Freire “...a leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuação da leitura daquele. Linguagem e realidade se prendem dinamicamente...”

Ou seja, antes de saber escrever mãe ou mesa já sabemos o que significam estas palavras.


Atividade a ser realizada:

Escrever um relato com o título: “Como aprendi a ler”

O aluno deve buscar suas lembranças dos primeiros momentos em que a leitura de mundo se transformou em leitura da palavra, ou seja como aprendeu a ler.

Observação: o texto deve ser feito a mão, com letra legível, deve ter no mínimo 20 linhas e deve ser entregue no retorno as aulas.

Bom trabalho!








Postagens mais visitadas deste blog

COMUNICADO: A partir de 1º de julho estaremos trocando de plataforma. Nossas aulas a contar desta data estarão sendo postadas no  Google Classroom.  Lembre-se que você deve entrar com o seu email educar. Os professores conselheiros estarão enviando um horário para os encontros online com os professores.  Esteja atento ao grupo da sua turma no watts. Atenciosamente. Coordenação da Escola Estadual Farroupilha
Aviso: Solicitamos a todos os estudantes que estejam realizando estágio que enviem para escola cópia do seu Contrato de Estágio, através do e-mail farroupilha28cre@educacao.rs.gov.br até o dia 15 de agosto. Motivo: Atualização de informação dos estudantes da Escola. Atenciosamente: Equipe Diretiva 
Comunicado aos alunos da Escola Farroupilha: Conforme orientações da Coordenadoria Estadual de Educação, as atividades realizadas até o dia 30 de abril deverão ser enviadas para o e-mail do professor a fim de promover a correção e a freqüência. Prazo de Envio: até o dia 05 de junho de 2020. Forma de Envio : Pela internet, para o e -mail do professor da disciplina, devidamente identificados (nome completo, turma e disciplina). Formato dos Arquivos: PDF, JPG ou WORD Obs: Caso o professor não tenha disponibilizado o e-mail no blog, encaminhar para:   escolafarroupilhaestadual@gmail.com , nos mesmos critérios solicitados acima.