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3° Médio Geografia

Atividades de geografia  semana de 15 a 26 de junho/2020
Professor Márcio Sparremberger
CLIQUE AQUI:




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Atividades 3º ano geografia semana de 01 a 12 de junho.
Clique aqui: atividades geografia Prof. Márcio Sparremberger

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Atividade de Geografia Semana de 27 de abril a 01 de maio de 2020.
Clique aqui: Atividade de geografia 3º ano - Prof Márcio Sparremberger.

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Atividades da Semana de 20 a 24 de abril/2020


PROF: MÁRCIO SPARREMBERGER
Atividade EAD de geografia e filosofia para as turmas de terceiros anos.
Atividade deverá ser realizada no caderno.


1) Realizar uma pesquisa sobre o processo de industrialização, levando em consideração os seguintes períodos:
A) Era Vargas, (1930 a 45).
B) Período de industrialização, (1945 a 1964).
C) Período Militar


O Analfabeto político

O pior analfabeto
É o analfabeto político,
Ele não ouve, não fala,
nem participa dos acontecimentos políticos.
Ele não sabe que o custo de vida,
o preço do feijão, do peixe, da farinha,
do aluguel, do sapato e do remédio
dependem das decisões políticas.
O analfabeto político
é tão burro que se orgulha
e estufa o peito dizendo
que odeia a política.
Não sabe o imbecil que,
da sua ignorância política
nasce a prostituta, o menor abandonado,
e o pior de todos os bandidos,
que é o político vigarista,
pilantra, corrupto e o lacaio
das empresas nacionais e multinacionais.


- Leia e discuta os texto:

Observem se conhecem situações similares em nossa comunidade com as apresentadas no poema.
- Registrem as seguintes discussões:

Quando fica evidente o uso do analfabeto político pelos detentores do poder?
Qual deveria ser a postura ética ideal?
Como podemos reverter este quadro?
Existem jovens na condição de analfabeto político atualmente?
Relate a participação do jovem de sua comunidade na política.








Atividade EAD interdisciplinar de geografia e filosofia para as turmas de terceiros anos.
Semana de 13 a 17 de abril/2020

Atividade devera ser realizada no caderno.
Os sistemas de produção, ou modalidades produtivas, são estratégias tomadas no âmbito da administração de empresas para organizar a produção ou prestação de serviços. A aplicação de um modelo ou outro em massa pela sociedade resulta em efeitos diretamente sentidos na economia, na sociedade e também no espaço geográfico.
Os principais tipos de produção, que se aplicaram completamente nas cadeias produtivas industriais, mas que podem ser vistos em outras esferas da economia (e até fora dela), são: taylorismofordismo e toyotismo.
Taylorismo: também conhecido como Administração Científica, o Taylorismo é um sistema de administração de empresas muito aplicado à indústria e que foi elaborado por Frederick W. Taylor (1856-1915). As premissas desse sistema são: a máxima produtividade através de padrões repetitivos dos trabalhadores e das máquinas, uma ampla divisão de tarefas, funções repetitivas e otimização do trabalho para a aplicação de um sistema de produção em em massa.


                                         Linha de produção textil Taylorista  

Fordismo: elaborado por Henry Ford (1863-1947), é frequentemente entendido como uma aplicação do Taylorismo ao sistema de produção fabril das empresas Ford. Apesar de manter as premissas de Taylor para a produção em massa — esforço repetitivo, distribuição de tarefas e alienação do trabalho —, o Fordismo apresentava as suas especificidades. A principal delas foi a inserção da esteira na cadeia produtiva, permitindo com que o produto em fase de confecção chegasse mais rapidamente ao trabalhador, possibilitando o aumento da produtividade. As chamadas “linhas de montagem” são a principal herança do fordismo nos dias atuais.


                                              linha de produção fordista sem necessidade de locomoção do trabalhador.

Com a difusão dos sistemas de produção em massa, sobretudo no início do século XX, a sociedade industrial passou a acumular uma grande quantidade de produtos em seus estoques, com a intenção de que as mercadorias ficassem mais baratas e, assim, mais acessíveis. Por outro lado, essa produção fordista/taylorista foi um dos fatores que desencadearam a crise econômica que culminou na quebra da Bolsa de Nova York em 1929, que foi notadamente uma crise de superprodução.
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Toyotismo: também chamado de sistema de produção flexível, o toyotismo foi criado na década de 1970 por Taiichi Ohno (1912) e Eiji Toyoda (1913-2013) e diretamente aplicado nas linhas de produção da Toyota. Diante do panorama da crise do petróleo de 1970, das peculiaridades da economia japonesa e das limitações do fordismo, o toyotismo foi elaborado com base nas seguintes premissas: a) produção flexível e não mais em massa, mas variando de acordo com a procura; b) maior rapidez no processo produtivo (just in time); c) o mesmo trabalhador realiza múltiplas funções; d) não necessidade de estocagem; e) produtos não necessariamente padronizados.

No toyotismo, ocorreu uma flexibilização do trabalho
Com o avanço do toyotismo pelo mundo ao final do século XX e o fortalecimento do sistema neoliberal, houve diretas consequências, como a desregulamentação progressiva do trabalho, o enfraquecimento dos sindicatos, a tecnologização da produção e o consequente deslocamento dos trabalhadores para o setor terciário.
Como podemos notar, as diferentes estratégias de produção reverberam em transformações fortemente sentidas pelas sociedades, sobretudo no que diz respeito aos padrões de consumo e de trabalho. Com isso, nota-se que compreender esses sistemas de produção é também conhecer melhor alguns dos aspectos que produzem e transformam as relações sociais e a dinâmica do espaço geográfico econômico.


Exercícios:
1- Qual dos títulos abaixo pode ser considerado adequado para o fragmento: “Com o carro, criou-se a fábrica moderna e transformou-se a indústria automobilística em um dos empreendimentos mais importantes do século XX. Inventou-se a linha de montagem.” (Dinheiro. Editora Três, nº 122. p. 20.)?
a) Fordismo – a produção em escala. b) Toyotismo e a produção flexível.
c) Terceirização – a inovação industrial do século. d) Racionalização dos estoques.
2- Nas primeiras décadas do século XX, o engenheiro Frederick Taylor desenvolveu os princípios de administração científica, que consistiam, basicamente, no controle dos tempos e dos movimentos dos trabalhadores para aumentar a eficiência do processo produtivo. Ao adotar estes princípios em sua fábrica, Henry Ford criava um novo método de produção. A inovação mais importante do modelo fordista de produção foi:
a) A fragmentação da produção. b) O trabalho qualificado.
c) A linha de montagem. d) A redução dos estoques
3- _______________ são estratégias desenvolvidas para conduzir o comportamento da indústria, visando maximizar os lucros e melhorar o desempenho da atividade industrial na economia. O _____________ consolidou-se no Japão após a Segunda Guerra Mundial e, depois, difundiu-se em todo mundo, tendo como papel a substituição do _______________ e a realização do trabalho compulsório e repetitivo pela adequação da produção conforme a demanda e a flexibilização das funções do trabalhador.
A alternativa que possui as expressões que completam a lacuna do texto é:
a) Técnicas de venda, toyotismo, volvismo. b) Modos de Produção, fordismo, taylorismo. c) Sistemas econômicos, taylorismo, toyotismo. d) Modos de Produção, toyotismo, fordismo.
4 - A acumulação flexível, da qual resulta o sistema de produção toyotista, caracteriza-se por:
a) Divisão do trabalho no maior número de trabalhadores possíveis.
b) Produção em massa.
c) Realização de várias funções por um mesmo trabalhador.
d) Fortalecimento dos sindicatos e leis trabalhistas.
e) Diminuição do processo de terceirização da produção.






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Comunicado aos alunos da Escola Farroupilha: Conforme orientações da Coordenadoria Estadual de Educação, as atividades realizadas até o dia 30 de abril deverão ser enviadas para o e-mail do professor a fim de promover a correção e a freqüência. Prazo de Envio: até o dia 05 de junho de 2020. Forma de Envio : Pela internet, para o e -mail do professor da disciplina, devidamente identificados (nome completo, turma e disciplina). Formato dos Arquivos: PDF, JPG ou WORD Obs: Caso o professor não tenha disponibilizado o e-mail no blog, encaminhar para:   escolafarroupilhaestadual@gmail.com , nos mesmos critérios solicitados acima.