Pular para o conteúdo principal

1° Médio Geografia



Atividades de geografia semana de 15 a 26 de junho/2020.
Professora Joseane Borges
CLIQUE AQUI:


________

Atividade de 1º ano - geografia-  semana de 01 a 12 de junho. Clique aqui:


__________________________________

Atividades da semana de 27 de abril a 01 de maio/2020
Clique aqui: Atividade de geografia 1º ano - Prof. Joseane Borges


______________________________

CLIQUE AQUI:Atividade da semana de 20 a 24 de abril

_________________________________________

ATIVIDADE DE GEOGRAFIA - 1° ANO - PROF°. JOSIANE BORGES
Atividade para semana do dia 13 a 17 de abril/2020


Caro aluno (a), o texto abaixo é referente ao primeiro conteúdo do 1° trimestre. Portanto, DEVE ser copiado, com capricho e cuidado, no caderno. Será retomado em aula (presencial) com explicação.


ESPAÇO GEOGRÁFICO
É toda a superfície da Terra, qualquer região ou fração de espaço do planeta. Entre as combinações possíveis, podemos considerar espaço geográfico a combinação entre elementos naturais e os conteúdos pelo homem. Ele é analisado levando em consideração os lugares, as regiões, os territórios, as paisagens e os tempos. As relações sociais, econômicas e culturais explicam sua dinâmica e constante transformação.
AGENTES TRANSFORMADORES DO ESPAÇO GEOGRÁFICO: Sociedade humana e Natureza
CONCEITOS INSEPARÁVEIS DE TRANSFORMAÇÃO: Espaço (onde acontecem)
Tempo (quando acontece)
  • Lugar – é a parte do espaço geográfico onde vivemos e interagimos com uma paisagem. O conceito de lugar está ligado aos espaços que nos são familiares. O nosso lugar nos dá identidade própria.
  • Território – é uma parcela do espaço geográfico, apropriada por um sujeito, com limites e fronteiras. O termo território tem como principal conceito uma área delimitada sobre a posse de um animal, pessoa ou grupo.
  • Região – é uma grande extensão de terreno, porém menor que um país. Pode ser qualquer área geográfica que forme uma unidade distinta em virtude de determinadas características.
  • Paisagem – pode ser definida como o domínio do visível, aquilo que a vista abarca, sendo formada por cores, odores, movimentos, etc. Tem como principal conceito, a imagem resultante de todos os elementos presentes num determinado local.
Tipos de paisagens: Natural (provida da natureza)
Cultural (transformada pelo homem)
  • Tempo – é usado para explicar e datar as transformações do espaço geográfico. Para isso, o geógrafo utiliza diferentes escalas de tempo.
Tempo cíclico – marca a ocorrência de fenômenos que se repetem em ciclos, ou seja, em intervalos curtos. Exemplos: migrações e eventos naturais.
Tempo histórico – é contado em séculos e assinala fatos históricos marcantes. Exemplos: Grandes Navegações (séc. XV e XVII) e Revolução Industrial (séc. XVIII e XIX).
Tempo geológico – é calculado em eras e períodos. Marca acontecimentos de duração muito longa. Exemplo: história da formação da Terra.


Dúvidas, enviar para o e-mail: josyanegeo@gmail.com





__________________________________________________________________________


ATIVIDADE DE GEOGRAFIA    -    1° ANO    -     PROF°. JOSIANE BORGES
 
                                                                             

VAMOS RECORDAR: REVISÃO DE CONTEÚDO                        

     Caro aluno (a), as questões abaixo DEVERÃO ser transcritas para o caderno e DEVIDAMENTE respondidas, valendo como atividade em aula. Lembrando que as atividades em aula serão, posteriormente, conferidas e pontuadas conforme o combinado.
     Com base no que foi estudado em geografia ano passado e tendo como material de apoio seu caderno de 2019 ou livro de geografia, copie e responda as perguntas em seu caderno de aula (geografia).
Questão 1 – Quais são os continentes existentes dentro do nosso planeta? Faça uma tabela distribuindo esses continente de acordo com sua extensão territorial.
Questão 2 – O que são continentes e oceanos? Qual a proporção de ambos no planeta Terra?
Questão 3 – Levando em consideração os aspectos históricos e econômicos do continente europeu, quais foram as duas regiões formadas dentro dele a partir dessas características? Faça a definição dessas regiões.
Questão 4 – Qual é a principal característica da pirâmide etária do continente europeu? E por que isso acontece?
Questão 5 – O continente asiático possui um extensão territorial de aproximadamente __________________________, o que equivale a cerca de um terço das terras emersas do planeta.
Questão 6 – Sabemos que por conta de sua grande extensão territorial o continente asiático é fragmentado em regiões menores para efeitos de estudo, quais são essas regiões?
Questão 7 – Sabemos que o continente asiático abrange a maior parte da população do planeta. Com base nisso, aponte as regiões mais populosas do continente e os dois países com o maior número de habitantes dentro do dele.
Questão 8 – O continente africano é outro continente vasto em terras, com aproximadamente 30 milhões de km². É o _________________________ maior país do planeta e o __________________________ mais populoso do mundo. Atualmente, a África é formada por quantos países?

OBSERVAÇÃO: A correção das questão irá acontecer no retorno das aulas presenciais.

Atividade para semana do dia 06 a 10 de abril/2020

Dúvidas, enviar para o e-mail abaixo:
josyanegeo@gmail.com





Postagens mais visitadas deste blog

COMUNICADO: A partir de 1º de julho estaremos trocando de plataforma. Nossas aulas a contar desta data estarão sendo postadas no  Google Classroom.  Lembre-se que você deve entrar com o seu email educar. Os professores conselheiros estarão enviando um horário para os encontros online com os professores.  Esteja atento ao grupo da sua turma no watts. Atenciosamente. Coordenação da Escola Estadual Farroupilha
Aviso: Solicitamos a todos os estudantes que estejam realizando estágio que enviem para escola cópia do seu Contrato de Estágio, através do e-mail farroupilha28cre@educacao.rs.gov.br até o dia 15 de agosto. Motivo: Atualização de informação dos estudantes da Escola. Atenciosamente: Equipe Diretiva 
Comunicado aos alunos da Escola Farroupilha: Conforme orientações da Coordenadoria Estadual de Educação, as atividades realizadas até o dia 30 de abril deverão ser enviadas para o e-mail do professor a fim de promover a correção e a freqüência. Prazo de Envio: até o dia 05 de junho de 2020. Forma de Envio : Pela internet, para o e -mail do professor da disciplina, devidamente identificados (nome completo, turma e disciplina). Formato dos Arquivos: PDF, JPG ou WORD Obs: Caso o professor não tenha disponibilizado o e-mail no blog, encaminhar para:   escolafarroupilhaestadual@gmail.com , nos mesmos critérios solicitados acima.